Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Deputados e senadores anunciam criação de frente parlamentar sobre blockchain

Proposta de criação do grupo para criar propostas legislativas sobre o tema conta com apoio de quase 200 parlamentares

Tecnologia blockchain tem ganhado espaço nos últimos anos (Fabio Rodrigues Pozzenon/Agência Brasil)

Tecnologia blockchain tem ganhado espaço nos últimos anos (Fabio Rodrigues Pozzenon/Agência Brasil)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 5 de outubro de 2023 às 14h32.

O Congresso Nacional poderá ganhar em breve uma Frente Parlamentar de Blockchain e Inovação (FPBI), como aponta uma proposta que contou com a adesão de 191 deputados federais e oito senadores. O grupo realizou uma reunião para discutir o tema na última terça-feira, 3, assinando a data da assembleia geral de fundação da organização.

Pelas primeiras articulações definidas na assembleia de congressistas, é possível perceber que a formação da FPBI atraiu parlamentares de diferentes alinhamentos políticos no Congresso. Entre os signatários da ata da assembleia estão nomes como Guilherme Boulos (PSOL-SP) e Celso Russomanno (Republicanos-SP).

O documento de criação da FPBI também foi assinado pelo deputado federal Caio Vianna (PSD-RJ), idealizador da proposta e integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras. O presidente da comissão, deputado federal Aureo Ribeiro (SD-RJ), aderiu à criação da FPBI.

Segundo a ata da assembleia, Vianna apresentou-se como presidente da FPBI e apresentou um Estatuto Frente Parlamentar de Blockchain e Inovação, que segundo ele poderá ser revisto. A condução do deputado à presidência da frente e o estatuto foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares presentes.

  • Para você que adora ler notícias de crypto, a Mynt é o aplicativo ideal para você. Invista e aprenda sobre crypto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos. Clique aqui para abrir sua conta.

Potencial da tecnologia blockchain

Em suas justificativas para a criação da Frente Parlamentar de Blockchain e Inovação, Vianna destacou o impacto crescente que a tecnologia blockchain proporciona e pode proporcionar para diversas áreas da economia, como saúde, logística, finanças, educação e agropecuária.

O parlamentar frisou ainda que a tecnologia disruptiva que suporta as criptomoedas possui a capacidade de "garantir transparência, rastreabilidade, segurança e imutabilidade dos registros". Essas características, segundo o deputado, fazem do blockchain um forte aliado em diversos setores no enfrentamento de vazamento de dados, fraudes, falta de confiança nas transações e problemas relacionados à integridade.

Segundo Vianna, a FPBI vai proporcionar um espaço de discussão e colaboração entre parlamentares, especialistas e representantes da iniciativa privada. Essas discussões servirão de base para a elaboração de propostas legislativas e ações de fomento ao uso eficiente da tecnologia para o impulsionamento da transformação digital de maneira sustentável no país.

No final de setembro, Caio Vianna foi o autor de um requerimento de uma audiência pública voltada ao uso da tecnologia na administração pública. Na ocasião, apesar do entusiasmo de diversos participantes, alguns especialistas declararam que a adoção da blockchain na administração pública ainda acarreta riscos à Lei Geral de Proteção de Dados (LPGD).

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainCongressoCâmara dos DeputadosSenado Federal

Mais de Future of Money

América Latina vai ter 'enormes oportunidades' no mercado Web3, aponta estudo

Investigação revela maior roubo da história do mercado cripto, que ficou em segredo por 5 anos

Autor de Pai Rico, Pai Pobre prevê queda do bitcoin e quer dobrar posição caso "maldição" aconteça

Corretora cripto Bullish anuncia IPO e quer arrecadar mais de R$ 3 bilhões