Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Decisão em processo entre SEC e Grayscale sobre ETF de bitcoin é postergada

Caso está sendo acompanhado de perto pelo mercado pelo potencial de criar precedente a favor de pedidos de outras gestoras

SEC está analisando pedidos para lançamentos de ETFs de bitcoin nos EUA (Getty/Getty Images)

SEC está analisando pedidos para lançamentos de ETFs de bitcoin nos EUA (Getty/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 18 de agosto de 2023 às 15h55.

A Corte do Distrito de Columbia, nos Estados Unidos, postergou novamente a publicação de uma decisão no caso envolvendo a Comissão de Valores Mobiliários do país, a SEC, e a empresa Grayscale. O processo, aberto pela companhia, envolveu o seu pedido para lançar um ETF de preço à vista do bitcoin.

O processo foi aberto pela Grayscale em junho de 2022, logo depois da SEC negar a solicitação da empresa para converter o seu fundo, o Grayscale Bitcoin Trust, em um ETF. Desde então, a empresa trava um embate judicial com o regulador para tentar refutar os argumentos usados pela SEC.

Havia a expectativa de que o juiz responsável pelo caso compartilharia sua decisão nesta sexta-feira, 18. Entretanto, isso não ocorreu. Eric Balchunas, analista de ETFs da Bloomberg, explicou que a próxima data para divulgação é na terça-feira, 22. Ele observou ainda que o tempo de análise ultrapassou 160 dias, o que é "incomum".

No processo, a Grayscale afirma que o regulador não está aplicando corretamente a exigência de haver u mercado regulado com tamanho relevante para lançamento do ETF de bitcoin. A empresa indicou o mercado de preços futuros da criptomoeda na Bolsa de Chicago, mas a SEC não aceitou.

Caso a Grayscale ganhe o caso, a SEC perderia seu principal argumento para rejeitar os pedidos de ETF à vista de bitcoin, e precisaria ou aceitá-los ou criar uma nova justificativa. Por isso, o caso tem sido acompanhado de perto por investidores e especialistas.

Pedidos de ETFs de bitcoin

Uma decisão favorável à Grayscale tende a beneficiar os pedidos semelhantes de outras gestoras, incluindo a BlackRock, e aumentaria as chances de aprovação. Já uma vitória da SEC tende a aumentar o pessimismo e cautela no mercado, podendo levar a novas quedas de preço.

No início de agosto, analistas da Bloomberg aumentaram as chances de uma aprovação de pedido de ETF, mas não necessariamente o da Grayscale. Na visão deles, a probabilidade da SEC acatar uma solicitação é de 65%, contra os 50% divulgados logo após a submissão dos pedidos pelas gestoras, em junho.

Na visão dos analistas, "se a SEC for se curvar em relação aos ETFs cripto, isso vai ocorrer com os ETFs de bitcoin". O principal argumento que pode levar à aceitação de um pedido, na visão deles, é o fato dos ETFs oferecerem uma forma mais segura para investir em criptomoedas, o que pode agradar o regulador em meio ao seu movimento contra empresas do setor.

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:SECETFsBitcoinCriptomoedas

Mais de Future of Money

BitBonds: gestora vê títulos atrelados ao bitcoin como solução para crise da dívida pública nos EUA

Câmara de SP aprova criação de CPI para investigar registro de íris pelo World

Mineradoras intensificam vendas de bitcoin para tentar sobreviver a crise

Autoridades da China vendem criptomoedas apreendidas e ignoram proibição de negociação