Donald Trump mudou de opinião sobre bitcoin
Redação Exame
Publicado em 27 de maio de 2024 às 17h34.
Última atualização em 27 de maio de 2024 às 17h55.
Criptomoedas meme ligadas às eleições presidenciais nos Estados Unidos dispararam entre o domingo, 26, e esta segunda-feira, 27, "surfando na onda" gerada por comentários de Donald Trump elogiando o mercado cripto e defendendo que os EUA assumam uma posição de liderança no setor.
Trump falou sobre o tema em uma publicação na rede social Truth Social e em um discurso na convenção do Partido Libertário, que escolheu o candidato do partido nas eleições. Ele também o candidato no pleito, mas pelo Partido Republicano.
Na publicação, o ex-presidente disse que está "muito positivo e com a mente aberta sobre as empresas de cripto e todas as coisas relacionadas a esta indústria nova e em expansão. Nosso país deve ser o líder nessa área, não existe ficar em segundo lugar".
Já durante seu discurso, o ex-presidente defendeu que a autocustódia de ativos digitais seja permitida por lei nos Estados Unidos. "Eu vou garantir que o futuro de cripto e do bitcoin seja feito nos Estados Unidos, e não liderado no exterior", disse.
Logo após o discurso, diversas criptomoedas meme dispararam. A maior valorização foi do ativo MAGA Hat, que faz referência aos famosos bonés vermelhos usados por apoiadores do político. A moeda digital teve uma alta de mais de 150% em 24 horas. Outro ativo, MAGA, valorizou mais de 10%.
Outra criptomoeda meme que chegou a subir após a alta foi a ConstitutionDAO, um ativo que inicialmente buscava financiar um projeto que queria comprar uma cópia da Constituição dos Estados Unidos. A iniciativa acabou fracassando e a moeda digital se tornou uma memecoin.
A ocasisão não foi a primeira vez que criptomoedas meme dispararam apoiadas em comentários de Donald Trump sobre o mercado cripto. Oficialmente, esses projetos não possuem nenhuma ligação oficial com o ex-presidente, mas se aproveitam da sua popularidade para atrair investidores.
Recentemente, Trump anunciou que sua campanha para a eleição presidencial vai aceitar doações em criptomoedas. O político reverteu sua posição anterior, mais crítica a esses ativos, e agora tem feito acenos ao segmento. Além disso, ele também possui mais de US$ 2,5 milhões em criptomoedas fruto dos royalties de duas coleções de NFTs lançadas pelo político.