Criptoativos

Sotheby's vai aceitar bitcoin pela primeira vez em venda de obra de Banksy

Casa de leilões com 276 anos de existência vai aceitar pagamento em bitcoin pela primeira vez na venda de quadro emblemático do britânico Banksy

Famoso mural de Bansky com o desenho da obra  'Love Is In The Air', em muro na Palestina (MATTHIAS KESTLE / ALAMY STOCK PHOTO / BANKSY/Divulgação)

Famoso mural de Bansky com o desenho da obra 'Love Is In The Air', em muro na Palestina (MATTHIAS KESTLE / ALAMY STOCK PHOTO / BANKSY/Divulgação)

GR

Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 4 de maio de 2021 às 15h28.

Uma das casas de leilões mais tradicionais do mundo, a Sotheby's, que tem 276 anos de existência, anunciou que vai aceitar pagamentos em bitcoin na venda de uma obra do artista Banksy, cujo valor estimado está entre 3 e 5 milhões de dólares, e cuja venda será realizada no próximo dia 12.

“Que combinação poderia ser melhor para introduzir o suo das criptomoedas do que uma pintura icônica do Banksy?”, comentou o CEO da Sotheby’s, Charles Stewart, à CNBC. A obra em questão, chamada "Love Is In The Air", é uma das mais famosas do artista britânico, cuja identidade real ainda não é conhecida, que mostra um homem de máscara, lembrando um manifestante, arremessando um buquê de flores.

A integração do pagamento em bitcoin no leilão da obra de arte é fruto de uma parceria da casa de leilões com a corretora de criptoativos Coinbase. No entanto, nenhuma informação sobre o que será feito com o eventual bitcoin recebido - se será guardado ou trocado por dólares.

“Temos um acordo com o dono da pintura, o consignatário da pintura, de modo que no final dependerá dele”, disse Stewart. “Parte da parceria com a Coinbase nos dá não apenas a capacidade de processar o pagamento, mas também essa possibilidade [de liquidá-lo].”

O leilão de arte contemporânea da Sotheby's também inclui lotes com obras de artistas como Jean-Michel Basquiat e Kaith Harring, entre vários outros, mas apenas a obra do britânico anônimo poderá ser adquirida com bitcoin. No futuro, a intenção é permitir o pagamento com criptomoedas para todos os leilões da casa.

No curso "Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da Exame, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento. Confira.

Acompanhe tudo sobre:ArteArtes visuaisBitcoinCriptomoedasLeilõesSotheby's

Mais de Criptoativos

Trump anuncia NFTs colecionáveis de si mesmo

Criptomoedas: o que muda com a regulamentação das moedas virtuais aprovada pelo Congresso

Estado de Nova York proíbe 'mineração' de criptomoedas; entenda