Criptoativos

Número de usuários de criptoativos passa de 106 milhões, diz pesquisa

Levantamento mostra crescimento de quase 50% no número de usuários de criptoativos desde junho de 2020 e explica algumas razões por trás deste fenômeno

 (Jirapong Manustrong/Getty Images)

(Jirapong Manustrong/Getty Images)

GR

Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 24 de fevereiro de 2021 às 18h42.

Última atualização em 26 de fevereiro de 2021 às 12h27.

Um relatório do site Crypto.com divulgado nesta quarta-feira, 24, mostra que o mercado de criptoativos tem atualmente cerca de 106 milhões de usuários. É a primeira vez que o número ultrapassa a marca de 100 milhões de pessoas — em junho de 2020, eram 73 milhões.

Apenas em janeiro, o crescimento foi de 15,7% e, segundo o levantamento, "a alta do bitcoin foi impulsionada por usuários já existentes, mas sustentada por novos usuários". O estudo diz que o preço da principal criptomoeda do mundo foi o fator mais importante para o aumento de usuários, mas outros fatores, como o crescimento da popularidade das aplicações de finanças descentralizadas (DeFi), também favorecerem o aumento da adoção dos criptoativos.

Um dos motivos que reforça essa tese é o crescimento da adoção do Ethereu, rede onde rodam a maioria das aplicações de DeFi. Em janeiro, enquanto a adoção do bitcoin cresceu 13,1%, a do Ethereum subiu 30,2%. Além disso, em agosto de 2020, quando o ecossistema DeFi começou a "explodir", o Ethereum foi o criptoativo que mais cresceu.

O relatório também aponta que o aumento nos investimentos institucionais, como da MicroStrategy e da Square, também impactaram positivamente no crescimento do mercado. A entrada da Tesla, entretanto, não pôde ser avaliada, já que aconteceu no início de fevereiro, enquanto a pesquisa foi computou dados apenas até o final de janeiro.

A entrada do PayPal no mercado de criptoativos, permitindo que seus mais de 320 milhões de usuários comprem, vendam, guardem e utilizem criptoativos, também impulsionou a adoção dos ativos digitais, mostra o levantamento.

A pesquisa do Crypto.com utiliza como base as informações fornecidas por 24 das maiores exchanges e plataformas de negociação de criptoativos do mundo, como Binance, Bitfinex, Gemini, Huobi, Kraken, KuCoin, OKEx, Poloniex, FTX, HitBTC, entre outras — além, é claro, da própria Crypto.com.

O número de usuários de criptoativos apontado pelo relatório mostra como, apesar de números impactantes — como o valor de mercado do bitcoin, que pasou de 1 trilhão de dólares —, este mercado ainda é restrito a um grupo relativamente pequeno de pessoas. Ao mesmo tempo, também indica como existe espaço para desenvolvimento e crescimento deste universo.

No curso "Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, head de criptoativos da Exame, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o funcionamento. Confira.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasEXAME-no-Instagram

Mais de Criptoativos

Trump anuncia NFTs colecionáveis de si mesmo

Criptomoedas: o que muda com a regulamentação das moedas virtuais aprovada pelo Congresso

Estado de Nova York proíbe 'mineração' de criptomoedas; entenda

Mineradores de Bitcoin serão desligados da rede em caso de crise energética, diz União Europeia