Criptoativos

BCIE vai dar suporte técnico na implementação do bitcoin em El Salvador

Banco Centroamericano de Integração Econômica vai trabalhar em conjunto com governo salvadorenho na implementação de lei que torna bitcoin uma moeda de curso legal no país

El Salvador foi o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda de curso legal (Anadolu Agency / Colaborador/Getty Images)

El Salvador foi o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda de curso legal (Anadolu Agency / Colaborador/Getty Images)

GR

Gabriel Rubinsteinn

Publicado em 14 de junho de 2021 às 14h24.

O Banco Centroamericano de Integração Econômica (BCIE), instituição financeira que financia ações de desenvolvimento e combate à pobreza e desigualdade em países da América Central, anunciou nesta segunda-feira, 14, que vai apoiar El Salvador na implementação do bitcoin como moeda de curso legal no país.

Segundo a Reuters, o diretor do banco, Dante Mossi, anunciou também que o CABEI, que tem como fundadores, além de El Salvador, também Guatemala, Honduras, Costa Rica e Nicarágua, vai trabalhar junto com o ministro das finanças do país para selecionar um time que vai ajudar na implementação da lei recém-aprovada.

A instituição, que também tem como membros países de outras regiões, como China, Argentina, Espanha e Coreia do Sul, vai oferecer suporte técnico para que o país comece a utilizar o bitcoin como uma moeda no país.

A lei aprovada pelo presidente salvadorenho Nayib Bukele mantém o dólar americano como a moeda oficial do país, mas obriga as empresas e lojistas a aceitar bitcoin como método de pagamento. O status de curso legal visa garantir que a criptomoeda seja tratada como dinheiro sob as leis comerciais e demais regras de contabilidade do país.

Aprovada na última semana, poucos dias após o presidente divulgar a proposta, a lei tem como objetivo o de facilitar as remessas internacionais para o país - que têm grande influência sobre o PIB de El Salvador - e também ajudar a combater a desbancarização da população salvadorenha.

No curso "Decifrando as Criptomoedas" da EXAME Academy, Nicholas Sacchi, mergulha no universo de criptoativos, com o objetivo de desmistificar e trazer clareza sobre o seu funcionamento. Confira.

 

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasDesenvolvimento econômicoEl Salvador

Mais de Criptoativos

Trump anuncia NFTs colecionáveis de si mesmo

Criptomoedas: o que muda com a regulamentação das moedas virtuais aprovada pelo Congresso

Estado de Nova York proíbe 'mineração' de criptomoedas; entenda