Future of Money

Criador da Cardano faz alerta sobre golpes de inteligência artificial para roubar criptomoedas

Golpistas estariam usando a inteligência artificial para se passar por Charles Hoskinson na internet; criador da ADA faz alerta e propõe solução

 (Reprodução/Reprodução)

(Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 5 de junho de 2023 às 16h47.

Os programas de inteligência artificial evoluíram ao ponto de se tornarem extremamente realistas, como o ChatGPT, por exemplo. No entanto, o seu uso também pode facilitar a vida de golpistas na hora de convencer suas vítimas a transferir suas criptomoedas, alertou Charles Hoskinson, criador da Cardano, atual 7ª maior cripto do mundo em valor de mercado segundo dados do CoinMarketCap.

O criador da Cardano que também é cofundador da Ethereum, segunda maior criptomoeda do mundo, foi às redes sociais para alertar seus seguidores de que golpistas estariam utilizando ferramentas de inteligência artificial para se passar por ele.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Charles Hoskinson compartilhou no Twitter nesta segunda-feira, 5, um e-mail que recebeu de uma pessoa se passando por ele para pedir que as vítimas invistam em uma nova rede “médica” da Cardano que irá “salvar muitas vidas”.

“Só um lembrete de que eu nunca vou te mandar um e-mail diretamente. Todo dia esses golpistas tentam fingir que sou eu para tentar roubar dinheiro de vocês. Se você acha que está falando comigo, então peça para a pessoa verificar sua identidade com uma assinatura de chave PGP. Eles não conseguirão fazer isso”, publicou Hoskinson.

O e-mail teria sido escrito com a ajuda de um programa de inteligência artificial como o ChatGPT para imitar a forma como o criador da Cardano se comunica nas redes sociais. Segundo Hoskinson, este é um dos perigos da inteligência artificial que, em breve, poderá criar vídeos realistas de pessoas, por exemplo.

“As pessoas acordam todos os dias e tentam encontrar maneiras de convencê-lo de que são eu ou Vitalik ou Elon Musk para que você dê algo de volta em valor. Talvez seja um golpe de doação e você 'dobrará seu dinheiro' ou talvez haja uma 'nova moeda sendo lançada' e você 'reservará seu lugar na fila' ou alguma besteira”, explicou ele.

“O que acontecerá em um horizonte de 12 a 24 meses, provavelmente no próximo ano, será que vídeos (…) e áudio de mim podem ser fabricados usando IA generativa, para tornar parece que estou ligando para você, falando com você ou solicitando seu dinheiro.”

Solução

Como forma de verificar se seus seguidores estão falando com o verdadeiro Charles Hoskinson ou não, ele aconselha pedir à entidade que “assine uma mensagem PGP com seu charles.hoskinson@gmail.com', e eles não conseguirão. porque não importa o quão avançada a IA fique, a IA não é capaz de quebrar uma assinatura PGP, pelo menos não ainda, e provavelmente não no horizonte.”

As assinaturas PGP, uma sigla em inglês para “muito boa privacidade”, funcionam a partir de um programa de criptografia de chave pública e privada altamente seguro e utilizado para a proteção de conteúdo enviado por e-mail.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasInteligência artificial

Mais de Future of Money

Criptomoedas disparam após decisão rara do Fed, mas é preciso cautela, diz especialista da Coinbase

"Gostaria de ver os brasileiros com acesso a derivativos de cripto", diz líder da OKX

Crédito ou débito: o futuro das máquinas de cartão está em risco com Pix e Drex?

Autor de Pai Rico, Pai Pobre diz que preço do bitcoin vai “explodir”; entenda o porquê