Future of Money

Coreia do Sul anuncia investigação sobre Worldcoin, projeto de dono do ChatGPT

Autoridades do país já haviam multado a OpenAI em 2023, mas abriu uma nova apuração sobre coleta de dados dos usuários do projeto

Worldcoin é um projeto desenvolvido por Sam Altman, CEO da OpenAI (Worldcoin/Divulgação)

Worldcoin é um projeto desenvolvido por Sam Altman, CEO da OpenAI (Worldcoin/Divulgação)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de março de 2024 às 11h55.

Última atualização em 5 de abril de 2024 às 14h27.

O Worldcoin se tornou alvo nesta segunda-feira, 4, de uma nova investigação sobre suas operações. Desta vez, a Comissão de Proteção de Informações Pessoais da Coreia do Sul decidiu abrir uma apuração sobre a forma como a iniciativa obtém e armazena dados no país. O projeto é coordenado por Alex Blania e Sam Altman, atual CEO da OpenAI, empresa dona do ChatGPT.

Em um comunicado, as autoridades sul-coreanas informaram que as investigações começaram na última quinta-feira, 29, após o recebimento de uma reclamação sobre "coleta e processamento de informações pessoais", com foco nos dados de íris, por parte do Worldcoin e outras iniciativas, que não foram nomeadas.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

De acordo com as autoridades, o Worldcoin possui atualmente parceiros que estão coletando "informações de reconhecimento facial e de íris" em 10 locais na Coreia do Sul. A investigação terá como foco essas localidades, buscando entender como funciona a operação e o sistema de coleta de dados.

"A Comissão de Proteção de Informações Pessoais planeja conduzir investigações sobre a coleta e processamento geral de informações confidenciais e a transferência de informações pessoais para o exterior de acordo com a Lei de Proteção de Informações Pessoais e, se as violações forem confirmadas, tomar medidas de acordo com as leis e regulamentos relevantes", ressalta o comunicado.

Em 2023, a Comissão também multou a OpenAI em 3,6 milhões de wons, equivalente a R$ 10 mil considerando a cotação atual, após descobrir que dados pessoais de 687 cidadãos da Coreia do Sul foram vazados pelo ChatGPT. Apesar da conexão com Altman, a OpenAI não possui nenhuma ligação direta com o Worldcoin.

A abertura de investigações na Coreia do Sul ocorre pouco depois da mais recente disparada da WLD, criptomoeda nativa do Worldcoin, apoiada pelo interesse de investidores na OpenAI e em projetos de inteligência artificial.

A EXAME entrou em contato com a Tools for Humanity - empresa responsável pelo Wordlcoin - e solicitou um posicionamento sobre o tema. Esta reportagem será atualizada caso a empresa envie um comunicado.

O que é o Worldcoin?

O Worldcoin é um projeto que busca criar uma identidade digital global a partir do registro da íris das pessoas. A meta da iniciativa é ter esse registro biométrico de toda a população, ressaltando a escala mundial da iniciativa. Um dos focos do projeto é disseminar uma forma segura de "diferenciar humanos de inteligências artificias na internet".

O projeto consiste da World ID - uma identidade digital que busca "preservar a privacidade" - e, "onde a lei permitir", uma moeda digital - a criptomoeda WLD - que é "dada para uma pessoa simplesmente por ela ser um humano". Há, ainda, o World App, um aplicativo de carteira digital já disponível para o armazenamento do WLD.

A WLD é obtida a partir do registro da íris pelos Orbs, equipamentos próprios do projeto. Após o escaneamento, o registro da íris é apagado e convertido na World ID, um código que garante que a pessoa realmente é quem diz ser e é um humano.

A iniciativa anunciou parcerias com diversas empresas no fim de 2023, mas também tem enfrentado problemas e críticas por preocupações com a segurança dos dados dos usuários. Ela chegou a enviar alguns Orbs para o Brasil para cadastro de usuários, mas suspendeu as operações ainda no segundo semestre do ano passado.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:ChatGPTOpenAICoreia do SulSam Altman

Mais de Future of Money

Superquarta: Fed anuncia decisão rara e mercado de criptomoedas reage; entenda

"Sistema financeiro da internet vai ser construído em blockchain", diz CEO da Circle

99 usa IA para recuperar mais de 300 mil transações “perdidas” com cartão de crédito

Relação ether/bitcoin cai para menor nível desde 2021: por que isso é importante para investidores?