Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Congressistas dos EUA pedem fim de 'discriminação' e aprovação de ETF de bitcoin nos EUA

Membros do Congresso alegam “padrões inconsistentes e discriminatórios” de presidente da SEC para evitar aprovação de ETF de bitcoin à vista nos EUA

 (Coindesk/GettyImages/Getty Images)

(Coindesk/GettyImages/Getty Images)

Mariana Maria Silva
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 26 de setembro de 2023 às 19h15.

Nesta terça-feira, 26, membros do Congresso dos Estados Unidos enviaram uma carta para Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês) pedindo “com urgência” a aprovação de um produto de investimento (ETP) de bitcoin à vista.

Ainda inédito no país, um produto de investimento em bitcoin à vista, classe na qual se enquadram os fundos de índice (ETFs) acumulam solicitações de gigantes do mercado financeiro na SEC.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, também é uma das empresas que quer fornecer um ETF de bitcoin à vista nos EUA. Por enquanto foram aprovados apenas ETFs de futuros de bitcoin no país, mas especialistas apontam que um ETF de bitcoin à vista poderia trazer até R$ 150 bilhões para o mercado cripto.

Os congressistas Mike Flood, Tom Emmer, Wiley Nickel e Wichie Torres alegaram “padrões inconsistentes e discriminatórios” do presidente da SEC para uma possível não aprovação. Até agora, nenhuma solicitação foi aprovada e a maioria teve sua decisão postergada.

“Escrevemos para garantir que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) não continue discriminando os produtos de investimento (ETPs) em bitcoin à vista. A SEC é responsável por tornar disponíveis determinados produtos que seguem os padrões de proteção ao investidor”, disseram os congressistas na carta dirigida à Gary Gensler.

Os quatro autores da carta também mencionaram a recente vitória judicial da Grayscale contra a SEC e uma possível controvérsia na postura da autarquia com empresas do setor cripto. A SEC já processou empresas como Binance, Coinbase e Ripple pela oferta irregular de valores mobiliários e também perdeu contra a Ripple.

“Durante a sua gestão na SEC, você disse por diversas vezes que as empresas de ativos digitais deveriam ‘vir e se registrar’ com a SEC. Participantes do mercado se apoiaram em suas declarações e solicitaram ETPs de bitcoin à vista. Depois da decisão da corte, não há motivo para continuar negando tais solicitações sob padrões inconsistentes e discriminatórios”, justificou a carta.

“Um ETP de bitcoin à vista e regulado poderia promover um aumento na proteção ao investidor ao tornar o acesso ao bitcoin mais seguro e transparente. O Congresso tem o dever de garantir que a SEC aprove produtos de investimento que cumpram os requisitos do Congresso. Por isso, pedimos que aprove com urgência a listagem de ETPs de bitcoin à vista imediatamente”, concluíram os congressistas.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:SECCriptomoedasBitcoin

Mais de Future of Money

Mudança no Drex não deve frear tokenização ou a adoção de blockchain no Brasil, dizem especialistas

BC escolheu solução que não atendia requisitos do Drex, diz CEO por trás da Hyperledger Besu

Presidente Trump assina decreto que permite investimento de fundos de pensão em criptomoedas

Drex reduz uso de tecnologia blockchain e pode ter lançamento em 2026