Stock market analysis on digital tablet (leungchopan/Envato/Reprodução)
Especialista em criptoativos
Publicado em 5 de janeiro de 2025 às 11h00.
O mercado cripto é um espelho do sentimento dos investidores. É um ambiente em que a alta volatilidade constante esbarra em uma infinidade de informações (e desinformações) para criar um território fértil para erros emocionais.
Entre as muitas armadilhas, duas emoções se destacam como as principais vilãs. Por serem extremamente comuns, ganharam até nomenclaturas especiais: FOMO (Fear of Missing Out) ou, em português, “medo de ficar de fora” e FUD (Fear, Uncertainty and Doubt) ou “medo, incerteza e dúvida”.
Se não forem controladas, ambas podem comprometer a saúde do seu portfólio.
Me responda:
Então, você já caiu nessas armadilhas sentimentais. Tudo bem, todo mundo já passou por isso. Eu mesmo já sofri desses males.
Veja só o poder que essas emoções têm. Uma pesquisa recente da corretora Kraken sobre o tema, feita com mais de 1.200 investidores nos EUA, levantou que:
Do total, 88% disseram sentir que perderam ganhos importantes.
O que isso significa?
Que investidores precisam aprender a lidar com essas forças psicológicas para aumentar suas chances de sucesso.
Então, vamos entender mais a fundo o que significam FOMO e FUD, como influenciam o julgamento do investidor e, principalmente, como dominá-los — em vez de ser dominado por eles!
As histórias não só são criadas rapidamente na criptoesfera, como se espalham de forma mais veloz ainda.
Imagine que você acabou de ver um post no X (antigo-Twitter) de um sujeito dizendo ter multiplicado seu capital por 20 ao investir em um token desconhecido. É natural sentir que você ficou para trás. É nessa hora que o FOMO tenta te seduzir: “Se você não comprar agora, vai sair perdendo”.
O problema é que essas narrativas raramente mencionam os riscos ou os outros inúmeros investidores que tiveram prejuízos tentando fazer a mesma façanha.
Essa sensação de estar em desvantagem é amplificada por infinitos conteúdos nas redes sociais e notícias espalhadas pela internet.
Pode levar você a:
Primeiro, é importante reconhecer os gatilhos para poder controlá-los. Alguns deles:
Depois de identificar o gatilho, faça perguntas como:
Algumas estratégias para reequilibrar o nível emocional também são fundamentais, como
Além disso, planeje-se:
Nem todas as histórias contadas são positivas e instigam os investidores a comprar de maneira impulsiva como no FOMO. Às vezes, elas são negativas e repelentes. É quando o FUD entra em cena.
Se o FOMO estimula entradas precipitadas, o FUD resulta em saídas antecipadas e até mesmo em paralisia.
Pode levar você a:
Identifique os gatilhos:
Depois de identificar o gatilho, faça perguntas como:
O que vai te ajudar a não ceder ao FUD:
Uma estratégia que eu adoto e funciona muito bem no combate ao FOMO e ao FUD é o Dollar-Cost Averaging. Com o DCA, você faz aportes regulares independentemente do preço da cripto no momento da compra.
Essa prática suaviza os efeitos da volatilidade, reduzindo a pressão emocional de tentar prever o momento perfeito para entrar ou sair do mercado.
Através dela, você consegue estabelecer uma rotina de investimento que é menos suscetível a decisões impulsivas. A consistência na compra de ativos em intervalos regulares ajuda a manter a disciplina, evitando que você seja influenciado por notícias alarmistas ou por medo de perder uma oportunidade.
A estratégia também te ajuda a manter o foco no longo prazo, em vez de se preocupar com cada flutuação de curto prazo, o que acaba sendo exaustivo para qualquer investidor. Ter consciência de que você está investindo de maneira consistente e disciplinada dá uma sensação maior de controle e segurança. Experimente!
O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok