Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Como a Lei Genius acelera a adoção e integração das stablecoins no sistema financeiro global

Sancionada pelo presidente Donald Trump, nova lei cria regulação específica para criptomoedas pareadas a outros ativos

Genius Act: presidente dos EUA sancionou regulação de stablecoins (Tim Graham/Getty Images)

Genius Act: presidente dos EUA sancionou regulação de stablecoins (Tim Graham/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 26 de julho de 2025 às 09h30.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

Por Isabel Sica Longhi

A expansão do ecossistema de ativos digitais está impulsionando inovações com potencial para transformar estruturalmente o sistema financeiro global. Entre essas inovações, as stablecoins ganham destaque por aliarem a eficiência das moedas digitais à previsibilidade e familiaridade dos ativos tradicionais.

Para que esse potencial se concretize de forma ampla e segura, a regulamentação adequada é fundamental. Em vez de representar um obstáculo, a recém-aprovada Lei Genius, nos Estados Unidos, marca um avanço regulatório que pode acelerar a maturidade e consolidação desse mercado — tanto em nível doméstico quanto internacional.

Essa é a primeira legislação federal norte-americana voltada exclusivamente para stablecoins, estabelecendo parâmetros claros para a emissão de ativos atrelados ao dólar. Ao oferecer segurança jurídica e transparência — e ao retirar os emissores da jurisdição da SEC (Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) —, a nova lei traz a previsibilidade necessária para a entrada de players institucionais no setor.

Ela também abre caminho para o desenvolvimento de soluções mais robustas em áreas como pagamentos, remessas e serviços financeiros em geral. Com regras bem definidas, o setor passa a operar em um ambiente mais estável, que estimula a inovação responsável.

A expectativa é que instituições financeiras tradicionais, incluindo bancos, comecem a desenvolver produtos baseados em stablecoins, ampliando seu uso e relevância na economia do dia a dia.

A Lei Genius também oferece um modelo viável para outras jurisdições. O novo marco regulatório deve impulsionar emissores com estrutura e capital adequados para cumprir os requisitos de conformidade. Esse movimento de consolidação pode fortalecer o ecossistema, tornando-o mais confiável, resiliente e alinhado com os padrões financeiros globais.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir

O Brasil tem uma oportunidade estratégica de continuar se posicionando como um polo de inovação regulada, combinando segurança jurídica, competitividade e forte atratividade para investimentos.

O país é internacionalmente reconhecido por sua expertise no setor financeiro — com destaque para o sistema bancário sólido, a rede de pagamentos instantâneos Pix e os avanços em Open Finance. O tema das stablecoins e ativos digitais já vem sendo discutido em consultas públicas conduzidas pelo Banco Central e por meio de propostas legislativas no Congresso.

A inovação responsável é a chave para destravar todo o potencial dos ativos digitais. A Lei Genius representa um passo importante nesse caminho, ao oferecer a clareza necessária para o florescimento de soluções seguras, escaláveis e integradas ao sistema financeiro. Esperamos que o Brasil siga nessa mesma direção.

Isabel Sica Longhi é diretora de Políticas Públicas da Ripple para a América Latina.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)CriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Bitcoin vai ter novo recorde em 2025 e pode chegar aos US$ 199 mil, diz Citi

ETF de Ethereum é o 3º mais rápido da história do mercado a superar US$ 10 bilhões em ativos

Itaipu avalia expansão após disparada de consumo de energia com mineração de bitcoin e IA

Bitcoin cai em dia ruim para criptomoedas, mas analistas enxergam oportunidade