Future of Money

Bolsa de Londres anuncia lançamento de primeiros ETFs de bitcoin e ether

Empresa responsável por gerenciar a bolsa de valores limitou o acesso aos novos fundos apenas para investidores profissionais

Países avançam no lançamento de ETFs de criptomoedas (Jason Alden/Bloomberg)

Países avançam no lançamento de ETFs de criptomoedas (Jason Alden/Bloomberg)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 22 de maio de 2024 às 11h58.

A London Stock Exchange (LSE), empresa responsável pela Bolsa de Valores de Londres, anunciou nesta quarta-feira, 22, que vai realizar o lançamento dos primeiros fundos negociados em bolsa (ETFs, na sigla em inglês) de preços à vista de bitcoin e ether no Reino Unido. Os produtos serão administrados pela gestora WisdomTree.

De acordo com a LSE, Autoridade de Conduta Financeira (FCA, na sigla em inglês) do Reino Unido autorizou o lançamento dos novos fundos. Entretanto, as regras definidas pelo regulador limitam o acesso aos ETFs apenas para investidores profissionais, impedindo que investidores de varejo possam fazer aportes nos produtos.

Além disso, as regras da FCA permitem o funcionamento apenas de ETFs "físicos". No caso dos fundos de criptomoedas, isso significa que a WisdomTree precisará ter unidades de bitcoin e ether armazenadas em carteiras físicas, conhecidas como "cold wallets", em quantidade correspondente aos investimentos nos fundos.

A WisdomTree oferece ETFs "físicos" das duas criptomoedas no mercado europeu desde 2019, mas o Reino Unido havia adotado uma postura mais fechada em relação a esse tipo de produto de investimento. A gestora também possui um ETF de preço à vista de bitcoin nos Estados Unidos, cujo lançamento foi autorizado pela SEC em janeiro deste ano.

Entretanto, a própria LSE mudou sua postura quanto ao tema em 2024, mostrando interesse em incluir produtos de investimento em criptomoedas no portfólio da Bolsa de Londres. Em abril deste ano, a empresa anunciou o lançamento de um produto de negociação de derivativos do bitcoin para os seus clientes.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Já em abril, a responsável pela Bolsa de Londres anunciou que ia começar a receber solicitações de gestoras interessadas em lançar fundos negociados em bolsa de investimento em preços à vista de bitcoin e ether. A LSE comentou que a WisdomTree foi a primeira solicitante a receber a autorização da FCA, indicando que outros pedidos também estão em análise.

A expectativa é que os ETFs da gestora estreiem na Bolsa de Londres na próxima terça-feira, 28. Já a FCA aprimorou sistemas de monitoramento e intervenção para abranger abuso e integridade de mercado no mundo cripto. Em outubro passado, a FCA implementou novas regras para marketing relacionado a criptomoedas, prometendo uma "ação robusta" contra possíveis violações.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:LondresCriptomoedasCriptoativosBitcoinEthereum

Mais de Future of Money

Tudo sobre o "Trump Trade" e sua dinâmica após as eleições nos EUA

Vitória de Trump aumenta demanda institucional por bitcoin, que negocia com prêmio na Coinbase

"Bitcoin não tem partido": perspectivas de crescimento e regulação com a vitória de Trump

Dogecoin dispara com vitória de Trump nos EUA: vale a pena investir em “memecoins”?