Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Black Mirror ganha criptomoeda oficial que será distribuída a partir de 'crédito social'; conheça

Nova criptomoeda vai se basear em tema já retratado na série, em que ações das pessoas são convertidas em uma pontuação social

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 2 de maio de 2025 às 16h12.

Última atualização em 2 de maio de 2025 às 16h29.

Tudo sobreCriptomoedas
Saiba mais

A série Black Mirror ficou famosa por retratar cenários distópicos envolvendo os impactos da tecnologia na sociedade, incluindo episódios sobre a conversão de ações das pessoas em uma "pontuação" social. E, agora, o projeto da Netflix vai ganhar uma criptomoeda oficial que se baseia exatamente nessa premissa.

O projeto envolve um licenciamento da marca, sem relação direta com a série ou com a Netflix, mas autorizada a aproveitar a fama da produção e referenciá-la diretamente. Batizada de "Experiência Black Mirror", ela é apoiada pelas empresas Animoca Brands, Avalanche, Niantic Labs e Kor Protocol.

A criptomoeda deve ser lançada no blockchain Kor, com mais de 60% dos tokens criados disponíveis para aquisição e negociação entre investidores. O projeto conta ainda com a Iris, um avatar criado por meio de inteligência artificial e que será o rosto do projeto.

A iniciativa usa a inteligência artificial para rastrear as ações dos usuários nas redes sociais e também as movimentações nas suas carteiras digitais. A partir disso, o usuário recebe uma pontuação que pode ser convertida em recompensas criadas pelo projeto.

Quanto maior for a pontuação do usuário, mais criptomoedas ele poderá obter de forma gratuita. O projeto promete ainda "vantagens" no mundo real, mas sem dar detalhes. Os usuários contam com um NFT pessoal, uma espécie de documento de identidade no blockchain.

A pontuação também pode aumentar a partir do engajamento do usuário no ecossistema do projeto, incluindo missões, treinamento da inteligência artificial, ações nas redes sociais e participação em mini-jogos criados no blockchain. Na prática, portanto, a recompensa parece ser uma espécie de mecanismo de fidelização e engajamento.

Os responsáveis pelo projeto afirma que ao menos 13 mil pessoas já obtiveram os seus NFTs de "identidade" nos primeiros três dias desde o lançamento. O próprio projeto fez alertas para que usuários fiquem atentos e não caiam em golpes que possam se aproveitar da popularidade da série.

Mesmo assim, o projeto também atraiu críticas. As principais não descartam a possibilidade dele ser um golpe, mesmo com o licenciamento oficial, e apontam que a criptomoeda ainda não tem um caso de valor claro, na prática se apoiando na popularidade de Black Mirror para atrair investidores e valorizar.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosNetflix

Mais de Future of Money

'Comportamento de memecoin': empresa troca Ethereum por bitcoin e critica criptomoeda

Corretora de criptomoedas Kraken expande presença no Brasil e anuncia integração com Pix

Investidor que cravou queda do bitcoin diz que criptomoeda vai valer US$ 1 milhão até 2028

Bitcoin hoje: criptomoeda ultrapassa US$ 97 mil e está em momento decisivo entre correção e máxima