Future of Money

Bitcoin vai ter "valorização exponencial" no governo Trump, diz Nayib Bukele

Presidente de El Salvador espera que novo mandato de Trump nos Estados Unidos impulsione a criptomoeda nos próximos anos

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 16 de janeiro de 2025 às 17h04.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

Nayib Bukele, atual presidente de El Salvador, afirmou na última terça-feira, 14, que acredita que o novo mandato de Donald Trump à frente da presidência dos Estados Unidos vai resultar em uma "valorização exponencial" do bitcoin ao longo dos próximos anos.

Bukele falou sobre o tema durante uma coletiva de imprensa, reforçando seu otimismo sobre a criptomoeda: "Eu acredito, pessoalmente, que esse ano e os próximos anos serão muito importantes para o bitcoin e para todo o ecossistema. Em especial com a chegada de Trump ao poder".

A projeção do presidente de El Salvador sobre uma disparada do ativo envolve principalmente a expectativa dele de que os Estados Unidos criarão uma reserva estratégica da criptomoeda, algo que foi defendido por Trump depois da sua vitória nas eleições do país.

Se a proposta efetivamente for implementada, Bukele acredita que o bitcoin teria um salto exponencial de valor, criando um novo ambiente global mais favorável para a criptomoeda ao redor do mundo e no mercado financeiro.

No caso de El Salvador, o presidente destacou que o país seria beneficiado pelo cenário, já que já possui uma reserva da criptomoeda. A nação da América Central foi a primeira do mundo a adotar o ativo como uma moeda de curso legal, em 2021.

Desde então, o governo tem realizado compras diárias de 1 unidade de bitcoin, criando a reserva do país. A possibilidade da criação de uma reserva pelos Estados Unidos teria um impacto maior no ativo, já que levaria à compra de uma quantia expressiva da criptomoeda pelo país.

Durante a coletiva, Bukele também confirmou que a empresa Tether mudará sua sede para El Salvador. A companhia é mais conhecida por ser a emissora da USDT, a maior e mais usada criptomoeda pareada ao dólar do mundo, figurando entre as cinco maiores criptos do mercado.

Bukele afirmou que segue otimista sobre o futuro do bitcoin e que acredita que o crescimento do mercado cripto vai trazer novas oportunidades para El Salvador ao longo de 2025 e nos próximos anos, com o país se consolidando como parte do ecossistema cripto global.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:El SalvadorBitcoinDonald TrumpCriptomoedas

Mais de Future of Money

Criptomoeda XRP salta mais de 15% e se aproxima de maior preço da história

Criptomoedas têm adoção mais rápida que a da internet, aponta BlackRock

"Baile de cripto" vai comemorar posse de Trump nos EUA; ingressos chegam a US$ 1 milhão

3 criptomoedas podem se beneficiar de posse de Donald Trump nos EUA; descubra quais