Future of Money

Bitcoin atinge preço recorde em relação ao iene após desvalorização da moeda do Japão

Moeda japonesa tem sido prejudicada por inflação elevada e economia desaquecida, favorecendo outros ativos

Iene é a moeda oficial do Japão (GettyImages/Reprodução)

Iene é a moeda oficial do Japão (GettyImages/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 15h33.

O bitcoin atingiu nesta quinta-feira, 15, o maior valor da história em relação ao iene, a moeda do Japão. Na corretora japonesa de criptomoedas bitFLYER, 1 bitcoin chegou a valer 7,9 milhões de ienes nas primeiras horas do dia, um valor que nunca havia sido registrado anteriormente para o par.

O motivo para o recorde envolve dinâmicas tanto da criptomoeda quanto da moeda do Japão. De um lado, o país vem enfrentando níveis historicamente elevados de inflação: o núcleo do Índice de Preços ao Consumidor fechou 2023 com alta de 3,1%, a maior alta desde 1982. Além disso, o país entrou oficialmente em recessão nesta quinta-feira.

A inflação acaba enfraquecendo o iene em relação a outras moedas, em especial o dólar, e também estimula a migração para ativos menos expostos a possíveis desvalorizações, caso do ouro. E o bitcoin também pode estar sendo beneficiado pelo cenário, com uma demanda maior entre investidores valorizando o ativo.

Ao mesmo tempo, a criptomoeda voltou a disparar nos últimos dias, valorizando mais de 20% em uma semana e operando atualmente nos maiores patamares de preço desde 2021, acima de US$ 50 mil. Pelas dinâmicas de oferta e demanda e cotação em relação a outros ativos, o recorde histórico em relação ao iene não ocorreu com outras moedas, como o euro e o dólar.

Dados do site CoinMarketCap apontam que o bitcoin valorizou 23% no acumulado de 2024. Já o iene desvalorizou 6,4%. Também nesta semana, o dólar chegou à maior cotação nos últimos três meses em relação ao iene, com 1 dólar valendo 150 ienes.

As autoridades japoneses têm criticado as recentes flutuações repentinas na cotação do iene, caracterizadas como especulativas por analistas. O mercado também aguarda uma possível intervenção do banco central do Japão para valorizar a moeda em relação ao dólar.

O movimento, que foi realizado em outras ocasiões de desvalorização significativa, também pode reduzir a distância em relação ao bitcoin. Por outro lado, especialistas acreditam que a criptomoeda ainda tem espaço para valorizar mais, o que torna possível que novos recordes sejam atingidos em relação ao iene no curto prazo.

É um cenário semelhante ao observado na Argentina em 2023, quando o bitcoin atingiu uma cotação recorde em relação ao peso mesmo em um momento de lateralização no mercado, criando uma discrepância para os investidores argentinos em relação aos de outros países. Entretanto, os cenários macroeconômicos da Argentina e do Japão são consideravelmente diferentes.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:IeneJapãoBitcoinCriptomoedas

Mais de Future of Money

Bitcoin pode cair até 20% após atingir US$ 100 mil, afirma CEO da Galaxy Digital

Trump avança em criação de "conselho de cripto" para avaliar reserva estratégica de bitcoin

Criptomoeda dispara 350% após investimento de Vitalik Buterin, criador da Ethereum

Presidente da SEC, Gary Gensler anuncia que irá renunciar e anima mercado de criptomoedas