Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Bitcoin atinge maior preço da história em relação ao euro e à libra; entenda

Nova disparada da criptomoeda e enfraquecimento das moedas europeias fez com que recorde fosse atingido antes que na comparação com o dólar

Bitcoin valorizou mais de 40% em 2024 (Reprodução/Reprodução)

Bitcoin valorizou mais de 40% em 2024 (Reprodução/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 4 de março de 2024 às 11h09.

Enquanto o mercado aguarda uma possível nova máxima histórica do bitcoin em relação ao dólar, a criptomoeda já superou nesta segunda-feira, 4, os seus recordes de preço em relação a duas outras moedas importantes: o euro e a libra. As novas máximas refletem mais uma disparada recente do ativo.

Dados de mercado apontam que a maior criptomoeda do mundo superou os preços recordes de 60.447 euros e 51.736 libras, considerando as cotações na corretora Coinbase. Em relação ao dólar, porém, a máxima ainda está distante, com o ativo cotado a US$ 65 mil contra o recorde de US$ 69.800.

Nas últimas 24 horas, porém, o bitcoin voltou a subir e acumula uma alta de 5,1%, nos maiores patamares de preço desde 2021, quando o atual preço recorde foi atingido. Especialistas esperam que uma nova máxima seja estabelecida no curto prazo, ainda em 2024.

Os novos recordes em relação ao euro e à libra refletem dois movimentos no mercado. De um lado, o novo ciclo de valorização do bitcoin e uma disparada de mais de 40% nos três primeiros meses de 2024. Do outro, moedas de diversos países mais enfraquecidas do que em 2021, devido ao cenário inflacionário.

É o caso tanto do euro quanto da libra, já que a Zona do Euro e o Reino Unido começaram apenas recentemente a registrar quedas nos índices de inflação ao mesmo tempo em que suas economias desaceleraram significativamente devido às altas nas taxas de juros. O Reino Unido também entrou em recessão técnica recentemente.

Já o dólar voltou a ganhar força em relação a outras moedas devido às melhores condições da economia dos Estados Unidos, com uma inflação mais controlada e sem sinais de recessão no curto prazo. Por isso, há uma divergência na cotação do bitcoin em relação às três moedas.

Entretanto, a cotação da criptomoeda em relação ao dólar ainda é a mais importante para investidores, já que o par é o mais negociado no mercado. Nesse sentido, os recordes de preço do ativo costumam levar em conta principalmente a cotação em relação à moeda norte-americana.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinPreço do bitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Bitcoin está se tornando reserva de valor, diz secretário do Tesouro dos EUA

Adeus USDT? Tether avalia lançar nova stablecoin para cumprir com regulação dos EUA

Efeito Trump: presidente faz mercado cripto saltar e depois perder quase todos os ganhos em 5 meses

EXAME amplia cobertura de criptomoedas e lança novas newsletters gratuitas; inscreva-se