Patrocínio:
(SAUL LOEB/AFP/Getty Images)
Editora do Future of Money
Publicado em 17 de setembro de 2025 às 11h39.
Última atualização em 17 de setembro de 2025 às 18h24.
Nesta quarta-feira, 17, ocorrereu a divulgação da decisão monetária do Federal Reserve, banco-central norte-americano. A autarquia anunciou um corte de 0,25% na taxa de juros dos Estados Unidos, medida historicamente positiva para o mercado de criptomoedas
Apesar disso, especialistas apontavam que o corte já estava "precificado" pelo mercado, que não demonstrou fortes reações após o anúncio e o discurso de Jerome Powell, presidente da autarquia.
As expectativas por um corte de 0,25% nesta reunião do Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) já ultrapassavam os 90%, segundo dados da FedWatch Tool, da CME.
No momento, o bitcoin é cotado a US$ 115.696, com queda de 0,6% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinMarketCap.
"O Federal Reserve anunciou hoje um corte de 0,25% na taxa básica de juros. A medida abre caminho para a redução gradual das taxas de curto prazo, enquanto os rendimentos de longo prazo tendem a se estabilizar, um movimento que costuma favorecer os ativos de risco sem gerar picos passageiros", disse Guilherme Nazar, vice-presidente regional da Binance para América Latina.
"No mercado cripto, esse cenário geralmente sustenta a demanda por bitcoin e ether e pode se estender a altcoins de grande capitalização e alta qualidade, desde que o financiamento e a base de futuros permaneçam estáveis. É importante acompanhar os fluxos de ETFs e a liquidez nas exchanges no fechamento dos EUA e na abertura da Ásia; se esses fatores se mantiverem sólidos, a tendência é de expansão da amplitude do mercado, em vez de retração", acrescentou o executivo da corretora cripto.
"Apesar de a medida, em teoria, favorecer ativos de risco no médio e longo prazo, o bitcoin apresentou uma leve queda. O movimento sugere que a recente valorização da moeda já havia antecipado a decisão pelo mercado. Enquanto isso, as altcoins continuam mostrando mais força relativa, com ganhos em nomes como Ethereum, Solana, Avalanche, Dogecoin, Stellar, Toncoin e Litecoin. O índice 'altseason', que mede o aquecimento das altcoins, segue próximo de seu pico. Caso o Fed sinalize novos cortes ainda este ano, o mercado pode ganhar fôlego adicional; se adotar um tom mais cauteloso, há espaço para ajustes rápidos nos preços", disse Guilherme Prado, country manager da Bitget no Brasil.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube | Telegram | Tik Tok