Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Bitcoin hoje: corte de juros do Fed dentro do esperado traz pouca movimentação para as criptos

Expectativa por corte de 0,25% na taxa de juros dos EUA nesta "superquarta" já ultrapassava os 90% e estava "precificada" no mercado de criptomoedas

 (SAUL LOEB/AFP/Getty Images)

(SAUL LOEB/AFP/Getty Images)

Mariana Maria Silva
Mariana Maria Silva

Editora do Future of Money

Publicado em 17 de setembro de 2025 às 11h39.

Última atualização em 17 de setembro de 2025 às 18h24.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

Nesta quarta-feira, 17, ocorrereu a divulgação da decisão monetária do Federal Reserve, banco-central norte-americano. A autarquia anunciou um corte de 0,25% na taxa de juros dos Estados Unidos, medida historicamente positiva para o mercado de criptomoedas

Apesar disso, especialistas apontavam que o corte já estava "precificado" pelo mercado, que não demonstrou fortes reações após o anúncio e o discurso de Jerome Powell, presidente da autarquia.

As expectativas por um corte de 0,25% nesta reunião do Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) já ultrapassavam os 90%, segundo dados da FedWatch Tool, da CME.

No momento, o bitcoin é cotado a US$ 115.696, com queda de 0,6% nas últimas 24 horas, segundo dados do CoinMarketCap.

Perspectivas do mercado cripto após o corte

"O Federal Reserve anunciou hoje um corte de 0,25% na taxa básica de juros. A medida abre caminho para a redução gradual das taxas de curto prazo, enquanto os rendimentos de longo prazo tendem a se estabilizar, um movimento que costuma favorecer os ativos de risco sem gerar picos passageiros", disse Guilherme Nazar, vice-presidente regional da Binance para América Latina.

"No mercado cripto, esse cenário geralmente sustenta a demanda por bitcoin e ether e pode se estender a altcoins de grande capitalização e alta qualidade, desde que o financiamento e a base de futuros permaneçam estáveis. É importante acompanhar os fluxos de ETFs e a liquidez nas exchanges no fechamento dos EUA e na abertura da Ásia; se esses fatores se mantiverem sólidos, a tendência é de expansão da amplitude do mercado, em vez de retração", acrescentou o executivo da corretora cripto.

"Apesar de a medida, em teoria, favorecer ativos de risco no médio e longo prazo, o bitcoin apresentou uma leve queda. O movimento sugere que a recente valorização da moeda já havia antecipado a decisão pelo mercado. Enquanto isso, as altcoins continuam mostrando mais força relativa, com ganhos em nomes como Ethereum, Solana, Avalanche, Dogecoin, Stellar, Toncoin e Litecoin. O índice 'altseason', que mede o aquecimento das altcoins, segue próximo de seu pico. Caso o Fed sinalize novos cortes ainda este ano, o mercado pode ganhar fôlego adicional; se adotar um tom mais cauteloso, há espaço para ajustes rápidos nos preços", disse Guilherme Prado, country manager da Bitget no Brasil.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativosFinanças

Mais de Future of Money

1 em cada 4 investidores cripto no Brasil já acumula patrimônio de mais de R$ 1 milhão, diz pesquisa

'Temos que nos reinventar todo dia': VP do Banco do Brasil revela resultados de 'aceleração digital'

Tesourarias em ether vs. bitcoin: qual estratégia vence em 2025?

Bitcoin hoje: cripto pode continuar caindo caso o dólar continue se fortalecendo, diz especialista