Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Bitcoin 'esfriou' e enfrenta pausa em ciclo de alta, com investidores cautelosos

Dados reunidos pela empresa CryptoQuant apontam para um cenário de lateralidade para a criptomoeda no curto prazo

Bitcoin: empresa projeta lateralidade para a criptomoeda (Reprodução/Reprodução)

Bitcoin: empresa projeta lateralidade para a criptomoeda (Reprodução/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Editor do Future of Money

Publicado em 8 de agosto de 2025 às 16h56.

Última atualização em 8 de agosto de 2025 às 17h30.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

A empresa CryptoQuant afirmou em um relatório na última quinta-feira, 7, que o bitcoin "esfriou" e que o seu ciclo atual de alta dá sinais de uma pausa, por mais que a tendência para o preço do ativo ainda seja de valorização. A companhia é especializada na análise de criptomoedas.

Reunindo uma série de dados sobre o ativo, a CryptoQuant defende que ele "entrou em um período de esfriamento otimista". Ela destaca que o Bull Score Index, que mede o grau de demanda pela criptomoeda, caiu nos últimos dias de 80 para 60 pontos.

Apesar do nível atual ainda ser positivo para a trajetória do bitcoin, a queda "indica que o ímpeto de alta diminuiu". Quanto mais próximo o índice estiver de 100, maior a demanda pela criptomoeda e maior o apetite a risco e o otimismo entre os investidores.

A avaliação da CryptoQuant é que a queda reflete um movimento de venda de unidades da criptomoeda por investidores de varejo que buscam realizar seus lucros e uma tendência sazonal de queda na atividade e na demanda pela criptomoeda no entre os meses de junho e setembro.

  • GRÁTIS: CONHEÇA AS 3 MELHORES ESTRATÉGIAS PARA INVESTIR EM BITCOIN

"Se o preço do bitcoin se enfraquecer ainda mais, o indicador pode atingir o território negativo, levando o índice para menos de 40 pontos. Essa mudança seria um sinal concreto de condições negativas no mercado pela primeira vez desde abril de 2023", alerta a empresa.

A CryptoQuant ressalta que a atividade no blockchain do bitcoin teve forte queda. Outro sinal preocupante é a estabilidade na liquidez de stablecoins, já que o crescimento de liquidez costuma indicar um mercado aquecido e uma atividade maior de investidores.

A margem de lucro de investidores da criptomoeda também caiu, reforçando o movimento de venda para a realização de ganhos. Com isso, a pressão de venda acaba enfraquecendo o preço do ativo e abrindo espaço para perdas ou um cenário de lateralidade.

A empresa afirma que o mercado está avesso a riscos e cauteloso, à espera de novidades sobre a situação macroeconômica dos Estados Unidos antes de tomar qualquer decisão de investimento.

Para a CryptoQuant, "um catalisador de alta importante para o bitcoin seria o Federal Reserve cortando os juros [dos Estados Unidos] na próxima reunião, em setembro, e isso já é o que os mercados estão esperando". Dependendo das sinalizações do Fed, o bitcoin pode tanto voltar a subir quanto ter quedas mais intensas.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | X | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Grandes bancos criam aliança para lançar 'euro digital' e aproveitar onda das stablecoins

‘Boom’ de empresas investindo em bitcoin pode se beneficiar de contratos futuros, diz diretor da CME

CVM lança consulta pública para 'reformar' regras para tokenização de ativos

Com US$ 11 bilhões em ativos, 21Shares chega ao Brasil e aponta 'diferenciais' para atrair mercado