Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

BC vai estudar integração entre Real Digital, DeFi, NFTs e o metaverso

A proposta do Banco Central do Brasil é entender como o atual ecossistema de DeFi, NFTs e até o metaverso podem ser integrados com a plataforma do Real Digital

Webinar acontece no próximo dia 30 e será transmitido no Youtube (Ueslei Marcelino/Reuters)

Webinar acontece no próximo dia 30 e será transmitido no Youtube (Ueslei Marcelino/Reuters)

Cointelegraph Brasil

Cointelegraph Brasil

Publicado em 26 de novembro de 2021 às 15h18.

Última atualização em 26 de novembro de 2021 às 17h17.

O Banco Central do Brasil (BC) anunciou que irá promover na próxima terça-feira, 30, das 11h ao 12h30, o webinar “Tecnologias para emissão e compatibilidade com arranjos existentes”, com a participação de representantes da ConsenSys, uma das principais empresas ligadas a Ethereum e o consórcio de blockchain R3, responsável pela rede Corda.

Será o sétimo e último webinar da série “O Real Digital”, que teve início em julho deste ano e debateu junto à sociedade as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil, publicadas pelo BC em maio.

Com transmissão pelo Canal do BC no YouTube, o enceramento da série de webinars será feito pelo Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

A mesa redonda será composta por Matthieu Saint Olive, Gerente de produto da ConsenSys; Ricardo Correia, Chefe global de moedas digitais na R3; e Seidemann Wolfram, Diretor-executivo da G+D Currency Technology. A moderação do painel ficará a cargo de Aristides Andrade Cavalcante Neto, Chefe adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação do BC.

No webinar o BC irá debater como o Real Digital poderá ser integrado com os sistemas de contratos inteligentes dos blockchain públicos e privados atuais. Além disso, a proposta do BC é entender como o atual ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi), NFTs e até o metaverso podem ser integrados com a plataforma do Real Digital.

Real Digital em 2022

Recentemente Roberto Campos Neto, confirmou que o regulador irá, a partir do ano que vem, lançar a primeira versão do Real Digital, a moeda digital do Brasil.

Segundo afirmou Campos Neto durante uma palestra no Meeting News, organizado pelo Grupo Parlatório, esta primeira versão será uma prova de conceito para o BC avaliar diversos aspectos referentes ao modelo de CBDC proposto pela instituição. Além disso o BC pretende testar diferentes plataformas para o CBDC, inclusive com o uso de blockchain.

No entanto, o presidente do BC afirmou que uma versão final do Real Digital deve ser lançada aos brasileiros somente em 2024, quando o Pix e o Open Banking estiverem mais maduros e, desta forma, habilitando o sistema do CBDC nacional.

Ainda durante o Campos Neto voltou a afirmar que o BC estuda formas de regulamentação para as criptomoedas, no entanto, com foco em veículo de investimento e não como moeda.
“Já começa a afetar até as contas nacionais, o que significa que virou um instrumento relevante de investimento e está afetando o balanço de pagamentos do Brasil já que os numeros da importação de criptoativos estão inseridos na balança comercial”, afirmou ele.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralBlockchainMetaversoNFTsRoberto Campos Neto

Mais de Future of Money

Oferta de criptomoeda nunca foi destinada ao Brasil, diz empresa de Eike Batista

Memecoin de Donald Trump despenca após anúncio de tarifas e atinge menor valor desde lançamento

Criptomoedas hoje: com bitcoin em US$ 82 mil, mercado ainda está "cambaleando" após Liberation Day

Tarifas de Trump criaram oportunidade de compra de bitcoin, afirmam analistas