Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Bank of America: tokenização deve "transformar" infraestrutura do mercado financeiro

Em relatório, instituição afirma que tecnologia blockchain vai aumentar eficiência e reduzir custos de operações

Tokenização ainda enfrenta desafios, mas traz vantagens que favorecem crescimento (Getty Images/Reprodução)

Tokenização ainda enfrenta desafios, mas traz vantagens que favorecem crescimento (Getty Images/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 29 de junho de 2023 às 10h50.

O Bank of America publicou um relatório nesta quinta-feira, 29, em que destaca que a tokenização tem o potencial de transformar as infraestrutura financeira e não-financeira do mercado entre os próximos cinco e 15 anos. Na visão do banco, um dos maiores do mundo, a tokenização é a aplicação da tecnologia blockchain com mais potencial transformador na economia.

No relatório, os analistas Alkesh Shah e Andrew Moss afirmaram que o mercado estaria "à beira de uma evolução de infraestrutura que pode remodelar a forma como o valor é transferido, liquidado e armazenado em todos os setores". Essa evolução, explicam, está ligada ao surgimento e expansão da tokenização.

"A tokenização de ativos tradicionais e a emissão de ativos em forma de token têm o potencial de aumentar a eficiência e reduzir custos ao longo do ciclo de vida de um ativo, melhorar a alocação eficiente de capital, otimizar cadeias de suprimentos globais, catalisar uma nova geração de software como um empresas de serviço (SaaS) e, finalmente, impulsionar a adoção mainstream", diz o Bank of America.

O relatório avalia ainda que tecnologias disruptivas, como rádio, a televisão e o e-mail, demoraram cerca de 30 anos antes de conseguirem uma adoção em larga escala. No caso dos ativos digitais, porém, a expectativa é que esse período de tempo seja menor, com uma adoção mais acelerada.

A expectativa atual do Bank of America é que a implementação da tecnologia blockchain acelere entre instituições financeiras e empresas conforme "o custo de oportunidade de eficiências não capturadas aumenta", incentivando a inclusão dessa tecnologia nos negócios. É uma visão semelhante da de outros gigantes do mercado financeiro, como o Citi e a gestora Bernstein.

yt thumbnail

Futuro das criptomoedas

Na visão dos analistas, "a tecnologia de ledger distribuído e ativos tradicionais tokenizados não são cripto". Sobre o tema, eles disseram ainda que "os blockchains registram a propriedade dos mais de 26 mil tokens que existem no ecossistema de ativos digitais, mas esperamos que 99% dos ativos que existem hoje desaparecerão essencialmente nos próximos dez anos".

Entre os criptoativos que o Bank of America projeta que desaparecerão nos próximos anos estão diversas criptomoedas meme, incluindo a shiba inu e a pepecoin. Na visão dos analistas, esses ativos chamam muita atenção "apesar de não terem utilidade ou valor intrínseco". Entretanto, esse não é o caso de todos os ativos digitais.

O relatório destaca que blockchains públicas não-permissionadas, caso do Bitcoin e Ethereum, são descentralizadas e exigem a existência de tokens para recompensar os participantes pelo processamento de transações em suas redes, o que justifica a existência e continuidade desses ativos.

Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:bank-of-americaTokenizaçãoCriptoativos

Mais de Future of Money

Com apoio de Donald Trump, USD1 será maior 'dólar digital' até 2028, projeta empresa

Grandes investidores da Ethereum intensificam compras da criptomoeda após recorde

Bitcoin ainda está concentrado em pequenos investidores, mas instituições começam a ganhar espaço

Bilionário diz que é inocente após ter criptomoedas congeladas por projeto ligado a Donald Trump