Future of Money

B3 vai lançar opções de bitcoin e contratos futuros de Ethereum e Solana

Empresa responsável pela Bolsa de Valores confirmou lançamento de novos produtos de investimento em criptomoedas

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 10 de fevereiro de 2025 às 11h44.

Tudo sobreB3
Saiba mais

A B3, empresa responsável pela Bolsa de Valores, confirmou na última sexta-feira, 7, que pretende lançar novos produtos de investimento em criptomoedas. De acordo com Gilson Finkelsztain, presidente da companhia, deverão ser lançadas opções de bitcoin e contratos futuros de Ethereum e Solana.

O anúncio foi informado pelo Valor Investe, que citou declarações de Finkelsztain. A B3 já havia sinalizado em 2024 que pretendia lançar esses novos produtos, voltados para o mercado de preços futuros das criptomoedas, após ingressar nesse segmento com contratos futuros de bitcoin.

De acordo com Finkelsztain, a empresa tem buscado ampliar o seu leque de produtos na área de criptomoedas. André Milanez, diretor financeiro da B3, disse ainda que os lançamentos deverão ocorrer "até o final do ano", mas sem compartilhar uma data mais específica.

Os contratos futuros de bitcoin foram lançados pela B3 em abril de 2024. À época, arcos Skistymas, diretor de Produtos Listados da B3, explicou que o lançamento ocorreu em um "momento é muito propício para a negociação do bitcoin no mercado futuro".

"O mercado agora tem um instrumento apropriado para se proteger ou operar essa expectativa de variação de preço", destacou. O produto foi o primeiro derivativo ligado a uma criptomoeda lançado na Bolsa de Valores, e o executivo citou uma alta demanda antes do seu lançamento.

B3 e criptomoedas

Nos últimos anos, a B3 tem intensificado as iniciativas envolvendo o mercado de criptomoedas. Um dos principais destaques do ano passado foi o lançamento dos primeiros ETFs (fundos negociados em bolsa) de Solana, os primeiros da América e se antecipando aos Estados Unidos.

Já em dezembro do ano passado, a empresa lançou a primeira negociação de um token de um ativo do mundo real (RWA, na sigla em inglês) na Bolsa de Valores. O token é uma parceria entre a empresa e a Uinvex, plataforma de investimentos regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Na operação, a Uinvex realizou a captação primária para investimentos na Saveon Energia, empresa especializada em energia solar, e contratou a plataforma desenvolvida pela B3 para permitir a tokenização e a negociação subsequente dos contratos de investimento com liquidação via Pix, rastreabilidade e controle de titularidade.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:B3BitcoinEthereumCriptomoedas

Mais de Future of Money

Criptomoedas hoje: bitcoin sobe para US$ 98 mil em meio a “tarifaço de Trump”

É possível inovar na área de cartões? Como empresas estão se adaptando ao Pix e Drex

7 armadilhas mentais que te impedem de lucrar com criptomoedas

Stablecoins e o inevitável deslocamento do sistema financeiro tradicional