Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Ativo cada vez mais escasso: 90% de todos os bitcoins já foram minerados

90% de todos os 21 milhões de bitcoins disponíveis já foram minerados, mas a emissão de novas unidades continuará caindo de forma gradual, até atingir 100% em 2140

Estimativa tem como base atividade de rede e os cronogramas do halving do Bitcoin (Liliya Filakhtova/Getty Images)

Estimativa tem como base atividade de rede e os cronogramas do halving do Bitcoin (Liliya Filakhtova/Getty Images)

Coindesk

Coindesk

Publicado em 13 de dezembro de 2021 às 11h24.

Última atualização em 14 de dezembro de 2021 às 09h59.

De acordo com dados do Blockchain.com, 90% de todos o fornecimento disponível de bitcoin já tinha sido minerado na manhã desta segunda-feira, 13, . A façanha significa que 18,89 milhões de bitcoins - de um máximo de 21 milhões - estão agora no mercado.

Alcançar o marco levou quase 12 anos desde que os primeiros bitcoins foram minerados em 9 de janeiro de 2009. No entanto, o fornecimento restante não deve ser minerado até fevereiro de 2140, com base nas estimativas de atividade de rede e os cronogramas do halving do Bitcoin.

Os preços refletiram o aumento da oferta à medida que a demanda por novos bitcoins aumentou. O ativo já foi negociado por menos de 0,10 centavos de dólar, quando 10% do fornecimento havia sido minerado no início de 2010, e atingiu 7,50 dólares quando 50% do fornecimento tinha sido minerado em dezembro de 2012. Até o momento, ele é negociado por mais de 49 mil dólares, 28% a menos que seu recorde de 69 mil dólares, de acordo com dados da CoinGecko.

O blockchain do Bitcoin, como uma rede que utiliza o mecanismo de consenso de prova de trabalho (PoW), depende de participantes da rede chamados de “mineradores” que processam continuamente as transações e validam blocos em um processo amplamente conhecido como “mineração”.

Esses participantes fornecem seus computadores e hardwares para resolver milhões de cálculos complexos na rede Bitcoin a cada segundo, recebendo unidades de bitcoin como "recompensa". Atualmente, os mineradores recebem 6,25 bitcoins para cada bloco minerado, recompensa que irá cair para 3,125 bitcoins por bloco após o próximo halving em 2024.

Ainda assim, nem todos os 21 milhões de bitcoins deverão estar disponíveis no mercado. A Chainalysis estima que 3,7 milhões de bitcoins foram "perdidos" com base na análise da atividade de endereço, por motivos que vão desde a perda de uma chave privada até a morte. Um adicional de 1 milhão de bitcoins é mantido pelo criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto - uma quantia intocada desde que a pessoa (ou o grupo de pessoas) sob o pseudônimo minerou a quantia nos primeiros dias da rede.

Texto traduzido por Mariana Maria Silva e republicado com autorização da Coindesk

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinBlockchainCriptoativosCriptomoedasEXAME-no-InstagramMineração de bitcoin

Mais de Future of Money

América Latina vai ter 'enormes oportunidades' no mercado Web3, aponta estudo

Investigação revela maior roubo da história do mercado cripto, que ficou em segredo por 5 anos

Autor de Pai Rico, Pai Pobre prevê queda do bitcoin e quer dobrar posição caso "maldição" aconteça

Corretora cripto Bullish anuncia IPO e quer arrecadar mais de R$ 3 bilhões