Future of Money

Associação Brasileira de Bancos cria instituto para estudar blockchain e IA

ABBC quer avaliar potencial de novas tecnologias para modernizar o sistema financeiro brasileiro nos próximos anos

ABBC vai estudar impacto de novas tecnologias no sistema financeiro (Reprodução/Reprodução)

ABBC vai estudar impacto de novas tecnologias no sistema financeiro (Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 14 de maio de 2024 às 15h11.

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) anunciou na última segunda-feira, 13, a criação do Instituto ABBC de Estudos Acadêmicos do Sistema Financeiro (IEASF/ABBC). O objetivo do instituto é promover pesquisas, estudos e análises independentes sobre temas regulatórios, operacionais e ligados à inovação do sistema financeiro brasileiro, com foco em novas tecnologias.

Durante o lançamento do instituto em São Paulo, autoridades do Banco Central, como os diretores Otávio Damaso (Regulação), Diogo Guillen (Política Econômica) e Ailton Santos (Fiscalização), estiveram presentes, juntamente com representantes do setor financeiro.

Segundo a ABBC, o instituto tem como objetivo identificar fragilidades, desafios e oportunidades para o amplo desenvolvimento do sistema financeiro. O primeiro convênio de estudos e pesquisas foi assinado com a instituição de ensino Ibmec, mas outros centros de ensino também participarão na produção dos materiais.

As pesquisas abrangerão temas como inovação, segurança cibernética, ativos digitais, blockchain e inteligência artificial. Os resultados serão apresentados aos órgãos reguladores do sistema financeiro brasileiro como forma de conectar a produção intelectual a questões políticas, econômicas e sociais.

No lançamento, Jorge Sant'Anna, conselheiro da ABBC, destacou a importância de um "olhar isento" sobre o mercado financeiro, especialmente quando as respostas não vêm dos bancos ou reguladores, mas sim do mundo acadêmico. O primeiro trabalho do instituto será lançado em seis meses, com um seminário aberto ao público para discutir possíveis mudanças regulatórias e legislativas.

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Já o diretor de regulação do Banco Central, Otávio Damaso, enfatizou que a iniciativa é fundamental para fortalecer o sistema financeiro brasileiro. Ele destacou a eficiência crescente do processo de inovação no sistema financeiro, que tem resultado em uma maior inclusão social.

Além disso, o diretor ressaltou a importância de envolver o meio acadêmico, especialmente para questões ligadas a regras prudenciais e ao arcabouço regulatório. Sílvia Scorsato, presidente da ABBC, afirmou que as transformações no sistema financeiro são "constantes e lideradas por consumidores ávidos por novidades", alinhadas à agenda promovida pelo Banco Central.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BancosBlockchainInteligência artificial

Mais de Future of Money

Senadora pede explicação para venda de bitcoin pelos EUA e alerta para prejuízos anteriores

Próximo secretário do Tesouro dos EUA afirma ser contra criação de Dólar Digital

Criptomoeda meme dogecoin pode ganhar ETF nos EUA ainda em 2025, diz empresa

Tether, maior empresa de stablecoins do mundo, anuncia mudança de sede para El Salvador