EXAME Agro

TALK SHOW EXAME IN: 5º maior no agro, Ricardo Faria abre sua estratégia

Após vender a maior lavanderia industrial do país, empresário catarinense mirou o setor agrícola e vem consolidando tanto o mercado de granjas quanto o de terras

Ricardo Faria durante gravação do Talk Show EXAME IN: sua vocação está no campo (Reprodução/Exame)

Ricardo Faria durante gravação do Talk Show EXAME IN: sua vocação está no campo (Reprodução/Exame)

GV

Graziella Valenti

Publicado em 27 de novembro de 2021 às 18h36.

Ricardo Faria, o empresário que é o maior emergente do setor de agronegócios do país, após a adquirir a Insolo por R$ 1,8 bilhão, tem apetite para crescer muito mais. Ele deixou claro esse potencial durante o Talk Show do EXAME IN, no qual falou sobre a digitalização do setor, as novidades e perspectivas, além de detalhar seus planos de expansão.

Até o começo de 2020, Faria era um empresário do setor de granjas, após consolidar diversas aquisições relevantes em três anos e se tornar o maior produtor de ovos do país, com 14 milhões de aves sob a bandeira da Granja Faria. A granja teve início em 2007, por meio de uma parceria com a então Perdigão. Era então uma empreitada paralela ao seu grande negócio, a Lavebras, a maior lavanderia industrial do país.

Mas, ao vender a lavanderia, no início de 2017, por mais de R$ 1 bilhão, Faria acelerou sua frente de agronegócios. No início do ano passado, criou a Terrus, para atuar também na produção de grãos e neste ano comprou a Insolo, assumindo assim a quinta posição nesse negócio. A Insolo tem uma marca consolidada ao longo de 20 anos e pertencia ao endowment da Universidade de Harvard, que investiu para tornar a propriedade uma operação de pesquisa. Daqui para frente, além de ganho de eficiência que permitirão aumentar o plantio, Faria considera arrendar terras adjacentes que estão disponíveis.

Tanto a Granja Faria quando a Insolo têm frentes de pesquisa e produtos na área de biotecnologia para orgânicos, com biofertilizantes e biodefensivos. Com isso, o empresário já planeja o próximo negócio. Esse sim, na opinião dele, com potencial para ser uma companhia listada em bolsa no futuro.

Engenheiro agronômo de formação, Faria conta que a lavanderia era um negócio circunstancial e que o campo é sim o seu verdadeiro lugar. O empresário é o 12º entrevistado do EXAME IN.

Antes dele, estiveram no programa Abilio Diniz (GPA), Felipe Miranda (Empiricus), Eduardo Mufarej (GK Ventures), Augusto Lins (Stone), Rodrigo Abreu (Oi), além da dupla de fundadores da OpenCo, Sandro Reiss e Rafael Pereira e de Fersen Lambranho, presidente do conselho de administração da GP Investimentos e da G2D. Também passaram pela mesa de conversa do programa Marcelo Barbosa, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM),  Daniel Castanho, fundador e presidente do conselho de administração da Ânima Educação, Daniel Peres, fundador da Tropix, um market-place de NFTs de arte digitais, para destrinchar o metaverso, e Ricardo Mussa, presidente da Raízen.

O programa recebe grandes personalidades para um bate-papo descontraído sobre os principais desafios, aprendizados e oportunidades do mercado brasileiro em suas áreas de atuação. Os episódios podem ser conferidos no canal da EXAME no Youtube e também no Spotify.

O que é o EXAME IN

O programa vem para complementar a produção de conteúdos do EXAME IN, a butique digital de notícias de negócios da EXAME e que conta também com uma newsletter desde março de 2020. Comandada por Graziella, a newsletter tem o objetivo de fornecer acesso a informações sobre mercado de capitais, negócios, startups e macroeconomia em primeira mão.

 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioBiotecnologia

Mais de EXAME Agro

Carrefour da França e carne do Mercosul: entenda o que está por trás do boicote

A 'rainha das sementes' do Nordeste: a história por trás de 2 milhões de campos de futebol plantados

Opinião: O crescimento do agronegócio e a demanda por profissionais

Fim da guerra da cerveja? Pelas vendas de setembro, a estratégia da Petrópolis está mudando