Exame IN

Sabesp: reunião do Estado para bater o martelo sobre oferta é adiada para dia 3

Início da oferta deve escorregar para a segunda quinzena de junho

 (Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket /Getty Images)

(Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket /Getty Images)

Natalia Viri
Natalia Viri

Editora do EXAME IN

Publicado em 23 de maio de 2024 às 19h04.

Última atualização em 23 de maio de 2024 às 19h51.

Inicialmente prevista para hoje, a reunião do governo do Estado de São Paulo para fechar os últimos detalhes da oferta de privatização da Sabesp foi adiada para o próximo dia 3.

Com isso, o cronograma da oferta, estimada para ser lançada na primeira semana de junho, também foi postergado em duas semanas.

SAIBA ANTES: Receba as notícias do INSIGHT no seu Whatsapp

O Conselho Diretor do Programa de Privatização do Estado de São Paulo (CDPED) trabalha em ajustes finos da modelagem do follow-on que vai acontecer em duas etapas.

A primeira vai oferecer 15% da companhia para investidores estratégicos que vão ficar amarrados num acordo de acionistas por pelo menos cinco anos — até o fim do período previsto para universalização dos serviços de água e esgoto.

As duas melhores ofertas passam para a segunda etapa, em que o mercado vai escolher a vencedora. O martelo não está definitivamente batido, mas tendência é que aquela que receber um valor volume de demanda em relação ao book oferecido seja declarada vencedora.

Uma trava de múltiplo de book, de 2 a 3 vezes, consagra o vencedor. A partir desse patamar, quem oferecer o melhor preço médio entre estratégico e mercado vence.

Para o valor que vai constar em tela, vale a oferta do mercado. O valor a maior que vier a ser oferecido pelo estratégico será pago ao governo na forma de “equalização”, quase que como um prêmio pela participação no acordo de acionistas, segundo fontes ouvidas pelo INSIGHT.

A postergação na reunião ocorreu para avaliar pedidos de ajustes feitos por candidatos a investidores estratégicos, segundo uma fonte que está a par do processo. Há desde pedidos de alterações pontuais na estrutura de governança até interessados pedindo mais prazo para levantar funding.

Aegea, Equatorial, Veolia e IG4 estão entre os players que vem interagindo com a empresa, bancos e o Estado para participar do processo.

Acompanhe tudo sobre:SabespEmpresasMercadosSaneamento

Mais de Exame IN

Fim da guerra da cerveja? Pelas vendas de setembro, a estratégia da Petrópolis está mudando

“Equilíbrio fiscal não existe, mas estamos longe de uma crise”, diz Felipe Salto

Mais Porto, menos Seguro: Diversificação leva companhia a novo patamar na bolsa

Na Natura &Co, leilão garantido e uma semana decisiva para o futuro da Avon