Exame IN

No Dia das Mães, fundadora do Nubank anuncia gravidez de seu quarto filho

Cristina Junqueira fez história ao tocar o sino da Nyse no IPO do Nubank grávida de oito meses da sua terceira filha – numa trajetória inspiradora para mulheres que tentam equilibrar carreira e maternidade

Cristina Junqueira, ao lado dos sócios David Velez e Edward Wible, no IPO do Nubank na Nyse em dezembro de 2021 (Nubank/Divulgação)

Cristina Junqueira, ao lado dos sócios David Velez e Edward Wible, no IPO do Nubank na Nyse em dezembro de 2021 (Nubank/Divulgação)

Natalia Viri
Natalia Viri

Editora do EXAME IN

Publicado em 12 de maio de 2024 às 11h54.

Última atualização em 12 de maio de 2024 às 12h03.

No Dia das Mães, a cofundadora do Nubank, Cristina Junqueira, usou suas redes sociais para anunciar a gravidez do seu quarto filho. A empresária – que tem um patrimônio de US$ 1,4 bilhão de acordo com a última lista da Forbes – fez história ao tocar o sino Nyse em dezembro de 2021, grávida de oito meses da sua filha mais nova, Anna.

Junqueira fundou o Nubank em 2013 ao lado de David Velez e Edward Wible e se tornou a primeira banqueira self-made do Brasil a chegar na lista do bilhão.

Enquanto construía o que veio a se tornar um dos maiores bancos do país, teve também três filhas – numa trajetória inspiradora para as mulheres que tentam equilibrar carreira e maternidade e sonham tanto com o sucesso profissional quanto com uma família numerosa.

LEIA MAIS: As dicas de Cris Junqueira para conciliar filhos, negócios e quarentena

Alice, a filha mais velha de Junqueira, nasceu em setembro de 2014, quando o Nubank estava colocando seu primeiro produto na rua. O pitch para a primeira grande captação do banco foi feito quando ela estava grávida de sete meses – os papéis foram assinados quando ela já estava na maternidade, conforme contou à Exame em 2021.

Na entrevista, ela fala sobre a carga mental e as renúncias que faz para equilibrar os papéis de mãe e empresária. Reconhecendo seus privilégios, ela afirma que o impasse entre carreira e maternidade não deveria existir.

“Não posso deixar de mencionar quão importante é ter um companheiro que participa e assume suas responsabilidades enquanto pai para que eu consiga conciliar todas as tarefas da maternidade e da minha carreira”, afirmou a banqueira.

Nesse sentido, o Nubank tem uma política de licença para companheiros ou companheiros de pessoas grávidas de 120 dias: todo funcionário com um recém-nascido em casa, seja homem ou mulher, tem direito as quatro meses. A licença maternidade é de 180 dias.

Muito ativa na sua conta do Instagram, onde ficou famosa pelo seu estilo ‘sincerão’ nas caixinhas de perguntas que abre toda sexta-feira, a empresária dá dicas sobre carreira e fala sobre seus valores na criação das filhas.

Junqueira é mãe também de Bella, de cinco anos, e  Anna, de dois anos.  Todas as filhas têm nomes de princesas da Disney, outra paixão da empresária.

O anúncio da nova gravidez tem outro simbolismo: vem na mesma semana em que o Nubank chegou à marca de 100 milhões de clientes.

Acompanhe tudo sobre:Dia das MãesEmpresasNubankBancosESG

Mais de Exame IN

Mais Porto, menos Seguro: Diversificação leva companhia a novo patamar na bolsa

Na Natura &Co, leilão garantido e uma semana decisiva para o futuro da Avon

UBS vai contra o consenso e dá "venda" em Embraer; ações lideram queda do Ibovespa

O "excesso de contexto" que enfraquece a esquerda