Exame IN

Mudanças na Azzas: Sachete será CEO de calçados; Eric Alencar, ex-Carrefour, assume como CFO

Braço direito de Birman, o até então CFO vai assumir divisão que reúne Arezzo e Schutz e vem entregando pouco crescimento; Luciana Wodzik deixa a companhia

Sachete: Executivo começou a carreira na Arezzo, chegando a cadeia de CFO do Azzas 2154 (Arte/Exame)

Sachete: Executivo começou a carreira na Arezzo, chegando a cadeia de CFO do Azzas 2154 (Arte/Exame)

Natalia Viri
Natalia Viri

Editora do Exame INSIGHT

Publicado em 7 de agosto de 2025 às 19h16.

Última atualização em 7 de agosto de 2025 às 19h53.

Após uma grande reestruturação que resultou em várias demissões em abril, a Azzas 2154 está promovendo novas mudanças no seu comando.

Rafael Sachete, o CFO e braço direito de Alexandre Birman, está assumindo o comando da área de calçados e bolsas do grupo de moda, no lugar de Luciana Wodzik, que deixa o cargo.

A divisão de calçados e bolsas é a gênese da Arezzo, reunindo marcas como a que deu nome à companhia, Schutz e Ana Capri, e vem enfrentando o desafio de entregar mais crescimento num mercado já considerado maduro e mais penetrado. É também a menina dos olhos de Birman, que fundou a Schutz.
Para a diretoria financeira, a empresa está trazendo Eric Alencar, que era CFO do Carrefour Brasil e tem passagens por Cyrela, Oncoclínicas e Aché.

A mudança acontece num momento em que a Azzas 2154 tem focado na operação, após pacificar as fricções entre os acionistas controladores, Alexandre Birmann e Roberto Jatahy, que marcaram o primeiro ano da fusão.

Apesar de o balanço do segundo trimestre, que acaba de ter sido divulgado, ter vindo forte em linha com o esperado pelo mercado, o segmento de calçados foi o destaque negativo, com crescimento de vendas de apenas 0,7% na receita. As marcas Arezzo e Anacapri cresceram, enquanto Vans e Schutz pressionaram os resultados.

"O plano de transformação está em andamento, com foco em franquias, ciclo de produto e nova liderança", ressaltou a companhia no release de resultados.

Com toda a carreira construída dentro da Arezzo, Sachete chegou ao cargo de CFO da então Arezzo em 2018 e passou por todas as transformações: da formação da Arezzo &Co, com a compra da Reserva em 2021, à união com o Grupo Soma, que resultou na Azzas.

Wodzik também fez longa carreira na Arezzo, onde começou como modelo de calce, e foi alçando posições na área comercial e de franquias. Ela tinha sido promovido à CEO da divisão na formação do Azzas 2154.

Acompanhe tudo sobre:ExecutivosVarejoModaEmpresasMercadosAzzas 2154

Mais de Exame IN

A parte do balanço da Nvidia que está deixando investidores preocupados

Fim do 'shutdown' não resolve apagão de dados, diz Meera Pandit, do JP Morgan

Avon podia ter salvado Natura do tombo, mas ainda não estava pronta

BTG Pactual bate novos recordes no 3º trimestre e lucra R$ 4,5 bilhões