Exame IN

Crise da mídia: Disney fecha fivethirtyeight e reorganiza programas jornalísticos

Site de previsões foi fundado por Silver em março de 2008 e recebeu o nome em referência aos 538 delegados dos Estados Unidos

Nate Silver, fundador do fivethirtyeight: "site nunca teve pessoas de estratégia suficientes para ajudar o negócio a crescer" (Jeremy Sutton-Hibbert/Getty Images)

Nate Silver, fundador do fivethirtyeight: "site nunca teve pessoas de estratégia suficientes para ajudar o negócio a crescer" (Jeremy Sutton-Hibbert/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de Casual

Publicado em 6 de março de 2025 às 18h32.

"Distinguir o sinal do ruído requer conhecimento científico e autoconhecimento", costuma dizer Nate Silver, economista e gênio das estatísticas. A máxima serviu de base para Silver construir um site de previsões que mudou a política e os esportes americanos, o fivethirtyeight.com.

Durante mais de 15 anos, o portal foi símbolo do uso inteligente de dados. Nesta quarta-feira, o fivethirtyeight.com virou símbolo por outro motivo: fechou as portas, escancarando o momento complexo no mercado de mídia e no cenário político.

O fim do site veio, segundo o Wall Street Journal, como parte de uma reestruturação mais ampla da ABC News e Disney Entertainment. Cerca de 200 pessoas foram cortadas nesses dois canais, em conjunto com toda a equipe do fivethirtyeight.

O encerramento das atividades não veio de uma hora para outra. A equipe do site já vinha encolhendo nos últimos anos, especialmente após Silver deixar a empresa ao término de seu contrato com a Disney. Os 15 funcionários restantes, desligados nesta quinta-feira, representam menos da metade da equipe de 2023.

“Meu coração está com as pessoas que ainda estão lá. Elas eram extremamente dedicadas e produziram dados e análises valiosas para todos que querem entender melhor a política. Elas mereciam muito mais”, destacou Silver em seu perfil no X (antigo Twitter).

E acrescentou em seu blog autoral, Silver Bulletin, que "a Disney foi "generosa ao manter o site por tanto tempo", com uma "equipe editorial incrivelmente talentosa", mas pontuou que o site nunca teve "pessoas de estratégia suficientes para ajudar o negócio a crescer e se sustentar."

Além do fivethirtyeight, outros programas jornalísticos da Disney também sofreram mudanças. O "20/20" e "Nightline" serão fundidos em uma única produção — que vai resultar em mais cortes de empregos, de acordo com fontes do WSJ. As três horas diárias do Good Morning America serão compiladas uma única equipe de produção. E a Disney Entertainment Networks, que administra o Freeform e o FX, também terá desligamentos em breve.

À frente do fato

O fivethirtyeight foi fundado por Silver em março de 2008 e recebeu o nome em referência aos 538 delegados que votam nas eleições dos Estados Unidos. De lá para cá, fez previsões se tornarem realidade: "adiantou" a vitória de Barack Obama em 2009, com acertos em 49 dos 50 estados nas eleições presidenciais daquele ano. Também previu os 35 vencedores das disputas para o Senado.

Sob análise do otimismo popular, acertou também a vitória de Trump. Duas vezes. Mas ter uma voz única num mercado cada vez mais competitivo, e cada vez mais polarizado, está cada dia mais difícil. Assim como no Brasil, nos EUA há excesso de pesquisas, e um descrédito enorme sobre elas dos dois lados do espectro político.

O portal foi pulando de veículo em veículo, de um blog para o New York Times, a ESPN, até cair na ABC, da Disney. Era tido como uma das fontes mais confiáveis no cenário político. Pelo menos até Silver deixar a Disney e levar consigo seus modelos estatísticos. As previsões do "guru das estatísticas" agora são operados na newsletter Silver Bulletin, no Substack.

O fivethirtyeight manteve previsões eleitorais e um rastreador de aprovação presidencial. Não se sabe o que sobrará dos recursos após o encerramento das atividades.

Acompanhe tudo sobre:MídiaDisneyGrupo ABCDemissõesEmpresas

Mais de Exame IN

Fim do 'shutdown' não resolve apagão de dados, diz Meera Pandit, do JP Morgan

Avon podia ter salvado Natura do tombo, mas ainda não estava pronta

BTG Pactual bate novos recordes no 3º trimestre e lucra R$ 4,5 bilhões

Nem Cook, nem Musk: como Huang, da Nvidia, virou o maior aliado de Trump