Esporte

Tottenham vence Europa League após saída de Harry Kane e encerra 17 anos de jejum

Clube inglês vence o Manchester United e garante vaga na Champions League mesmo com temporada ruim na Premier League

Tottenham: título após 17 anos encerra jejum e “maldição” de Harry Kane. (Tottenham Hotspur FC/Getty Images)

Tottenham: título após 17 anos encerra jejum e “maldição” de Harry Kane. (Tottenham Hotspur FC/Getty Images)

Raphaela Seixas
Raphaela Seixas

Estagiária de jornalismo

Publicado em 22 de maio de 2025 às 10h04.

O Tottenham conquistou seu primeiro título após 17 anos. O time venceu o Manchester United por 1 a 0 na final da Europa League 2024-25, realizada em Bilbao, na Espanha.

O gol decisivo foi marcado pelo galês Brennan Johnson, aos 42 minutos do primeiro tempo, em um lance que contou com desvio providencial de Luke Shaw, do United.

Outro destaque foi o zagueiro holandês Micky van de Ven, que salvou o time ao cortar em cima da linha uma finalização de Hojlund no segundo tempo, garantindo o título para os Spurs.

A conquista e o fim do jejum

Esse triunfo não só encerrou um longo jejum de títulos — o último havia sido a Copa da Liga Inglesa em 2008 — como também garantiu ao Tottenham uma vaga na próxima Champions League.

Isso mesmo após uma temporada ruim na Premier League, em que o clube pode terminar apenas na 17ª posição, à beira da zona de rebaixamento.

A conquista também teve um sabor especial para o ídolo sul-coreano Heung-min Son, que, após dez anos no clube, levantou um troféu.

O jejum durante a era Harry Kane

O título da Europa League reacendeu uma teoria que há tempos circula entre torcedores e a imprensa: a chamada “Maldição de Harry Kane”.

Durante toda a passagem do atacante inglês pelo Tottenham, o clube não conseguiu conquistar títulos, apesar de várias campanhas de destaque e finais disputadas.

Kane, considerado um dos melhores atacantes do mundo, ficou 16 anos sem levantar um troféu, acumulando 65 campeonatos disputados por Tottenham, Bayern de Munique e seleção inglesa.

A saída de Kane do Tottenham, em 2023, parecia ser o início de uma nova fase para o jogador, que se transferiu para o Bayern de Munique, clube dominante na Alemanha. No entanto, em sua primeira temporada, o Bayern não conquistou nenhum título, o que alimentou ainda mais a teoria de que Kane carregava uma espécie de “maldição”.

Acompanhe tudo sobre:Futebol europeuFutebolFutebol inglêsJogadores de futebol

Mais de Esporte

Jogos de hoje, 5 de novembro, quarta-feira: onde assistir ao vivo e horários

Club Brugge x Barcelona: onde assistir, horário e escalações do jogo pela UEFA Champions League

Seis rodas na F1? Relembre as máquinas mais bizarras do grid

Quanto custa ver João Fonseca jogar no Rio Open 2026? Veja como comprar