Ginástica Olímpica: Brasil se destaca na competição final por equipe (AFP)
Repórter de POP
Publicado em 30 de julho de 2024 às 17h13.
Última atualização em 30 de julho de 2024 às 17h34.
O Brasil fez história na ginástica artística por equipe nesta terça-feira, 29. Depois de uma estreia forte nas Olimpíadas de Paris, a equipe feminina do Brasil, composta por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares, terminou em terceiro lugar, com medalha de bronze.
O desempenho das brasileiras não foi páreo para disputar com os Estados Unidos, no entanto, que terminou a competição com medalha de ouro. Mas Rebeca Andrade, ícone da ginástica do Brasil, teve as notas mais próximas da competição com a estrela americana Simone Biles, tida como a maior ginasta do mundo na atualidade.
Rebeca Andrade fez a maior nota da equipe brasileira em todos os aparelhos: salto (15.100), solo (14.200), trave (14.133) e paralelas (14.533). A nota do salto foi até o momento a maior da competição em Paris.
Simone Biles, no entanto, fez notas um pouco maiores do que as de Rebeca. Ela desempenhou com salto (14.900), solo (14.666), trave (14.363) e paralelas (14.400).
Rebeca superou Simone somente no salto e nas paralelas.
Felicidade e orgulho são as palavras que definem os sentimentos de Rebeca que é uma das mulheres que representam o Brasil em Paris, que tem após 100 anos igualdade de gênero entre os atletas.
“Fico feliz e orgulhosa de ver a força do esporte feminino, em ver as atletas mulheres cada vez mais ocupando espaços e mostrando seu valor. A presença feminina na delegação brasileira tem aumentado a cada ciclo, não apenas entre atletas mas também em outras áreas, com profissionais de vários setores, e isso é uma conquista importante”, disse a atleta em entrevista à EXAME.
Para mulheres que buscam um dia realizar seus sonhos, no esporte ou em outra área, Rebeca deixa uma mensagem: não desistam.
“Desejo que vocês sonhem, que lutem, que corram atrás. Seja pensando ou tendo a Olimpíada como objetivo, seja mirando em outro sonho pessoal ou profissional, dê o seu máximo, se dedique e não deixe que nada ou ninguém te faça desistir. Faça sempre o seu melhor.”
Os Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em todos os dias, de 24 de julho a 11 de agosto, e em diversos horários. Muitas modalidades terão transmissão da TV Globo e de plataformas de streaming, especialmente de jogos com a participação de atletas da seleção brasileira.
Veja como assistir:
A CazéTV, no YouTube, está transmitindo uma série de modalidades durante todos os dias. Além disso, é possível acompanhar pela Globo, na TV aberta.
(Com Layane Serrano)