CUJU: programa que usa a Inteligência Artificial para identificar atletas com potencial de construir uma carreira profissional no futebol (Andre Gemmer/Divulgação)
Redação Exame
Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 16h01.
O CUJU, programa que usa a Inteligência Artificial para identificar atletas com potencial de construir uma carreira profissional no futebol, iniciará as seletivas do projeto ‘A Jornada’, que dará sequência ao processo de escolha do primeiro via IA da história.
O evento será divido em quatro etapas e ocorre durante o primeiro semestre em Santa Catarina.
Florianópolis, Blumenau e Joinville foram as cidades escolhidas para receber as peneiras do campeonato, enquanto a final será em Itajaí, no Centro de Treinamento do Barra FC. A primeira etapa acontece no dia 23 de fevereiro, no Fair Play em Florianópolis.
No total, quatro categorias participam do evento, sendo três masculinas e uma feminina. Os grupos possuem 24 representantes cada e são formados de acordo com a classificação dos atletas no ranking do CUJU. Do lado masculino, as divisões são feitas seguindo idade: 13, 14 e menores de 15 anos - que participam apenas da primeira peneira; 15 e 16 anos, e 17 a mais anos. No feminino, as jogadoras possuem entre 13 e 17 anos.
“Chegamos em uma etapa decisiva para A Jornada. Conseguimos atingir um número de cadastros impressionantes no estado de Santa Catarina. Agora, iremos convidar os melhores classificados para participarem dos testes presenciais, em que poderemos ter uma avaliação ainda mais completa dos jogadores. Nos próximos meses, teremos um trabalho incansável para descobrir novos talentos para o futebol brasileiro, nossa missão é contribuir para o desenvolvimento de uma carreira profissional e ajudar na formação pessoal dos atletas”, comenta Roger Wittmann, fundador do CUJU.
Nas etapas preliminares, os jogos serão disputados no 4v4, em campo reduzido. Os três atletas que mais se destacarem em cada categoria vão receber o prêmio ‘Golden Ball’ (Bola de Ouro) do júri, que os coloca diretamente na final. Os demais serão avaliados no restante das peneiras e escolhidos com base em seu desempenho.
O júri será composto por sete pessoas - quatro scouts, um influenciador, um jogador e um agente. Os nomes continuam sendo definidos. Na grande final, os atletas se enfrentarão no 11v11, padrão tradicional do futebol, em dois tempos de 20 minutos, e serão avaliados de forma individual para escolher o grande vencedor masculino e feminino.
Na última etapa, 60 meninos e 30 meninas terão a oportunidade de realizar o sonho de se tornarem profissionais, deixando um legado para o estado de Santa Catarina. Os jogadores ainda podem se inscrever para a 2ª e 3ª etapa por meio do site http://ajornada.cuju.pro, e ficar entre os classificados do ranking.