Esporte

Quem será o novo técnico do Brasil? Veja os principais cotados

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse durante a preparação para a Copa do Catar que só iniciaria a busca por um novo treinador em janeiro. Com a eliminação, o processo deve ser acelerado

CBF: Novo técnico da seleção brasileira deve ser definido até janeiro (Lucas Figueiredo/CBF/Flickr)

CBF: Novo técnico da seleção brasileira deve ser definido até janeiro (Lucas Figueiredo/CBF/Flickr)

AM

André Martins

Publicado em 11 de dezembro de 2022 às 11h02.

Última atualização em 12 de dezembro de 2022 às 14h11.

Após eliminação na Copa do Mundo e a confirmação da saída do técnico Tite, a seleção brasileira vira a página para iniciar a preparação para o próximo Mundial, que acontecerá no México, Estados Unidos e Canadá em 2026.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, disse durante a preparação para a Copa do Catar que só iniciaria a busca por um novo treinador em janeiro. Com a eliminação, o processo deve ser acelerado. 

LEIA TAMBÉM:

Além do sucessor de Tite, o mandatário terá que decidir quem será o diretor de seleções. Juninho Paulista ocupa o cargo e não tem a sua permanência garantida. As equipes de departamento médico, preparação física e análise de desempenho, que fizeram um bom trabalho na preparação para a Copa, terão a permanecia avaliada. 

Quem vai substituir Tite?

Como Tite já havia que deixaria a seleção brasileira antes mesmo da Copa do Mundo, a CBF, apesar de não assumir publicamente, já está mapeando possíveis sucessores.

Em entrevista antes da Copa, Ednaldo deixou claro que o próximo comandante pode ser um estrangeiro. "A gente não tem nenhum preconceito de nacionalidade. Pode ser um treinador brasileiro, pode ser um treinador estrangeiro, desde que tenha competência e realmente um envolvimento com aquilo que o futebol brasileiro necessita", declarou o presidente da CBF.

Entre os mais cotados pela mídia esportiva estão brasileiros e estrangeiros que fizeram boas campanhas nas últimas temporadas.

  • Dorival Júnior: sem clube
  • Fernando Diniz: Fluminense
  • Abel Ferreira: Palmeiras
  • Mano Menezes: Internacional
  • Jorge Jesus: Fenerbahçe, da Turquia;
  • Pep Guardiola: Manchester City
  • Carlo Ancelotti: Real Madrid

Situação dos técnicos cotados para assumir a Seleção

Guardiola é um dos favoritos do torcedor brasileiro. Em abril, o jornal espanhol Marca, noticiou que a CBF procurou o treinador espanhol e ofereceu um contrato milionário para ele assumir a seleção no próximo ciclo. O salário seria de 12 milhões de euros (R$ 61,6 milhões), inferior aos 20 milhões de euros (R$ 102,7 milhões) que o catalão recebe hoje no City. Em novembro, porém, o técnico renovou com o time inglês até 2025 e pode ter frustrado o sonho brasileiro. 

Um outro estrangeiro com sucesso no futebol europeu que está sendo cotado para assumir a seleção é italiano Caro Ancelotti.  Segundo a UOL esporte, o técnico italiano já foi consultado pela primeira vez em outubro, onde se demostrou aberto a iniciar as conversas.

O único desempregado da lista é o técnico Dorival Junior, atual campeão da Libertadores e Copa do Brasil. O treinador deixou o Flamengo após o clube abrir negociações com o português Vitor Pereira antes dele deixar o cargo. A negociação com a CBF será a mais fácil se ele for o escolhido.

Outro nome que não deve dificultar as conversar se for convidado é o português Jorge Jesus. Ele já sinalizou mais de uma vez que poderia retornar para o futebol brasileiro caso recebesse uma boa proposta.

Fernando Diniz renovou recentemente com o Fluminense, o que pode atrapalhar as conversas. Apesar de não ter conquistado nenhum título de relevância nacional, Diniz é lembrado pela forma ofensiva que suas equipes atuam.

Abel Ferreira ganhou tudo desde que chegou no Brasil. O treinador português renovou recentemente com o Palmeiras, mas a possibilidade de alçar voos maiores pode ajudar na negociação.

Mano Menezes, que já foi treinador da seleção brasileira, é cotado pela declaração do comentarista da TV Globo Caio Ribeiro. O ex-jogador disse que o atual técnico do Internacional será o novo treinador do Brasil em uma dobradinha com Andrés Sanchez, que assumiria um cargo de chefia da seleção masculina.

Com treinador brasileiro ou estrangeiro, a seleção brasileira volta a campo em março pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoFutebolSeleção Brasileira de Futebol

Mais de Esporte

Universal Studios será sede dos Jogos Olímpicos de Los Angeles

NBA Brasil lança programa 'X1 do Fred', apresentado por Fred Bruno, no YouTube

Jogos de hoje, terça-feira, 15 de abril: onde assistir ao vivo e horários

Santos demite o técnico Pedro Caixinha após três derrotas no Brasileirão; veja possíveis substitutos