Esporte

Quem é Teddy Riner, recordista de ouro no judô em Jogos Olímpicos

Judoca francês fez história ao conquistar seu terceiro ouro olímpico individual na categoria acima de 100 quilos

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 3 de agosto de 2024 às 15h13.

Última atualização em 3 de agosto de 2024 às 15h29.

Na sexta-feira, 2, o judoca francês Teddy Riner fez história ao conquistar seu terceiro ouro olímpico individual na categoria acima de 100 quilos, estabelecendo um recorde inédito e se tornando o atleta mais vitorioso da história do judô.

Em Paris, Riner, de 35 anos, venceu o sul-coreano Minjong Kim, atual campeão mundial, por ippon na final. Após a luta, Riner celebrou com o ex-jogador de basquete Tony Parker, presente na plateia, e com o presidente francês Emmanuel Macron.

Quem é Teddy Riner

Teddy Riner é um judoca francês da categoria pesada (+100kg), nascido em Les Abymes, Guadeloupe, em 7 de abril de 1989. Com uma altura de 2,04 metros, envergadura de 2,12 metros e pesando 130 kg, Riner detém graduação de 6º dan (rokudan) e usa a faixa coral (vermelha e branca) de oito anos.

Segundo o site dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, aos 15 anos, Riner integrou a seleção francesa no INSEP e iniciou sua carreira profissional dois anos depois. Dominando o tatame desde cedo, ele conquistou títulos nacionais, europeus e mundiais em nível júnior, consolidando seu status como o sucessor da lenda do judô francês, David Douillet.

Em 2007, Riner se tornou o mais jovem campeão mundial de judô, aos 18 anos, ao ganhar a medalha de ouro no Campeonato Mundial do Rio de Janeiro, um ano depois de garantir o título júnior.

Riner fez sua estreia olímpica em Pequim 2008, onde venceu Anis Chedli, da Tunísia, e Yeldos Ikhsangaliyev, do Cazaquistão, nas etapas iniciais. Nas quartas de final, foi derrotado por Abdullo Tangriev, do Uzbequistão.

Riner avançou para a repescagem, onde derrotou Andreas Tölzer, da Alemanha, e João Schlittler, do Brasil, o que garantiu a medalha de bronze ao vencer o georgiano Lasha Gujejiani.

Em Londres 2012, o judoca conquistou a medalha de ouro ao derrotar Janusz Wojnarowicz, da Polônia, Faïcel Jaballah, da Tunísia, Óscar Brayson, de Cuba, Kim Sung-min, da Coreia do Sul, e, Alexander Mikhaylin, da Rússia.

Em 2016, no Rio de Janeiro, Riner manteve sua trajetória vitoriosa ao vencer Mohamed-Amine Tayeb, da Argélia, Rafael Silva, do Brasil, Or Sasson, de Israel, e, na final, o japonês Hisayoshi Harasawa.

Na Olimpíada de Tóquio, em 2020, o judoca francês conquistou duas medalhas: ouro na competição por equipes mistas e bronze na categoria +100 kg.

Em Paris 2024, Riner venceu Kim Minjong, da Coreia do Sul, por ippon na final da categoria pesada e conquistou seu terceiro ouro olímpico.

Riner é reconhecido como um dos maiores judocas da história e o melhor da atualidade, principalmente por ter acumulado um impressionante número de medalhas ao longo de sua carreira: quatro ouros  e 2 bronzes em Jogos Olímpicos, nove títulos mundiais e cinco campeonatos europeus.

Além disso, manteve uma impressionante invencibilidade de setembro de 2010 a fevereiro de 2020, quando sua sequência foi interrompida pelo japonês Kokoro Kageura.

Acompanhe tudo sobre:JudôOlimpíadas 2024Paris (França)

Mais de Esporte

Jogos de quinta-feira, 21: onde assistir ao vivo e horários

Cruzeiro fecha patrocínios pontuais para final da Copa Sul-Americana

A parceria inédita entre NFL e Netflix, com Beyoncé como atração principal

Qual é o time de futebol mais antigo do Brasil?