Esporte

Qual é a fortuna de Michael Jordan? Atleta entra para lista dos mais ricos da história

Lista da Forbes atualiza o ranking de atletas mais ricos, com a lenda do basquete na liderança

Apesar de ser o mais novo bilionário da lista, não é a primeira vez que Jordan desponta com recordes em seus negócios (Sean Gardner/Getty Images)

Apesar de ser o mais novo bilionário da lista, não é a primeira vez que Jordan desponta com recordes em seus negócios (Sean Gardner/Getty Images)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 4 de outubro de 2023 às 12h54.

Última atualização em 4 de outubro de 2023 às 13h01.

A maior lenda do basquete, mesmo já aposentado do esporte, acaba de bater mais um recorde: Michael Jordan, de 60 anos, entrou para a seleta lista das 400 pessoas mais ricas dos Estados Unidos, segundo a revista "Forbes". Vale dizer que é a primeira vez que um atleta aparece no ranking.

Dono da parceria mais lucrativa de calçados com a Nike, pelos modelos da linha "Air Jordan" — da qual recebe royalts até hoje —, a chegada do jogador ao ranking pode estar relacionada ao seu último feito no ramo dos negócios: Michael Jordan vendeu sua participação majoritária no Charlotte Hornets, em junho deste ano, para um grupo liderado por Gabe Plotkin e Rick Schnall. Com isso, faturou 3 bilhões de dólares (aproximadamente 13 bilhões de reais), um valor 17 vezes maior em comparação ao desembolsado na compra, em 2010.

Apesar de ser o mais novo bilionário da lista, não é a primeira vez que Jordan desponta com recordes em seus negócios, tampouco é a primeira vez que ele faz parte de alguma lista de bilionários da Forbes. Em 2014, por exemplo, o jogador já era o pioneiro entre os atletas bilionários, atingindo seu primeiro bilhão — quando entrou para a lista de mais de 1.800 bilionários listados pela Forbes em 2015. Na época, ele estava na posição 1.741ª.

Qual é a fortuna de Michael Jordan?

Após a venda da franquia da NBA, a fortuna de Michael Jordan é estimada em U$ 3 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões na cotação atual). A origem vem de várias parcerias com outras marcas e vendas bem sucedidas, como McDonald's, Gatorade e Hanes — que renderam a ele em torno de U$ 2,4 bilhões. Só com a marca de calçados, no último pagamento, o atleta recebeu mais de U$ 260 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhão) em royaltis pelos "Air Jordans".

O patrimônio do atleta é composto, ainda, por publicidades.

Mais bilionário?

A chegada de Jordan à lista pode ser um vislumbre do que o atleta planeja para seus próximos passos na carreira de negócios. Em 2020, o jogador se tornou dono de uma equipe a fórmula NASCAR, com Bubba Wallace e Denny Hamlin como pilotos.

Acompanhe tudo sobre:NikeBasqueteNBA

Mais de Esporte

Jogos de quinta-feira, 21: onde assistir ao vivo e horários

Cruzeiro fecha patrocínios pontuais para final da Copa Sul-Americana

A parceria inédita entre NFL e Netflix, com Beyoncé como atração principal

Qual é o time de futebol mais antigo do Brasil?