Esporte

Quais seleções ganharam duas Copas do Mundo seguidas?

Marca histórica pode ser igualada neste domingo pela França, campeã há quatro anos e finalista mais uma vez, agora no Catar

Copa do Mundo: França pode se tornar apenas a terceira seleção a conseguir estabelecer uma hegemonia no principal torneio de futebol do planeta (Youssef Loulidi/Getty Images)

Copa do Mundo: França pode se tornar apenas a terceira seleção a conseguir estabelecer uma hegemonia no principal torneio de futebol do planeta (Youssef Loulidi/Getty Images)

AM

André Martins

Publicado em 18 de dezembro de 2022 às 06h30.

Última atualização em 18 de dezembro de 2022 às 11h51.

A França enfrenta a Argentina neste domingo, 18, às 12h, na final da Copa do Mundo Fifa 2022. A partida acontece no estádio Lusail, no Catar.

ACOMPANHE AO VIVO A FINAL DA COPA DO MUNDO 2022

Os franceses estão a uma partida de uma marca histórica que foi atingida pela última vez em Copas do Mundo seis décadas atrás.

Caso derrote a Argentina, no domingo, a França se tornará apenas a terceira seleção a conseguir estabelecer uma hegemonia no principal torneio de futebol do planeta e emendar dois títulos consecutivos. Os blues foram campeões do Mundial da Rússia e buscam o tricampeonato. 

Apenas a Itália, campeã em 1934 e 1938, sob comando do técnico Vittorio Pozzo, e o Brasil, com títulos em 1958 e 1962, no começo da era Pelé, conseguiram o feito de duas Copas seguidas. A França será a primeira seleção a conseguir na "era moderna" do Mundial da Fifa com 32 seleções. 

Brasil foi a última seleção a ganhar duas Copas seguidas

Os títulos do Brasil tiveram assinatura de um craque que estava despontando para o futebol. O rei Pelé, com apenas 17 anos, levantou o troféu na Copa da Suécia e repetiu o feito na edição do Chile.

14 jogadores também participaram de ambas as campanhas. Gilmar, Djalma, Mauro, Zito, Zózimo, Nilton Santos, Garrincha, Didi, Pepe, Bellini, Vavá, Zagallo e Castilho também estiveram em campo (ou no banco de reservas) tanto em 1958 quanto em 1962.

O Brasil teve dois técnicos diferentes nos títulos. A seleção foi dirigido por Vicente Feola em 1958 e por Aymoré Moreira em 1962. 

Nas duas campanhas, o Brasil atingiu o feito de ser campeão sem sofrer nenhuma derrota. Na Copa de 1958, o Brasil ganhou cinco e empatou nos seis jogos que disputados. A campanha foi parecida no Mundial do Chile, com cinco jogos e um empate.  

LEIA TAMBÉM: 

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoFrançaFutebol

Mais de Esporte

Milan fecha acordo inédito de patrocínio com empresa de apostas brasileira

Novo estádio do Manchester United pode ser palco da Copa do Mundo Feminina de 2035

Fórmula 1: carro de piloto é destruído em treino do GP do Japão