Olimpíada de Paris 2024: jogos começaram em 26 de julho (Ezra Shaw/Getty Images)
Repórter
Publicado em 28 de julho de 2024 às 05h30.
Antes o skateboarding era uma prática marginalizada. Agora, é visto como um dos mais prestigiados esportes no Brasil desde que a modalidade foi incluída pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Antes do início das competições de 2024, em Paris, muitos skatistas brasileiros conseguiram se classificar para os jogos. Rayssa Leal se destacou entre os 12 talentos, repetindo seu feito de Tóquio. Apenas Brasil e Estados Unidos alcançaram esse total de classificados.
Com essa quantidade de competidores da modalidade, o Brasil é o país com o maior número de representantes no skate nos Jogos Olímpicos de Paris, ao lado dos EUA.
Na modalidade Park, Augusto Akio, Luigi Cini, Pedro Barros, Dora Varella, Isadora Pacheco e Raicca Ventura estão incluídos na competição. Augusto, Luigi e Raicca farão suas estreias olímpicas, enquanto Pedro (medalha de prata no Japão), Dora e Isadora participarão pela segunda vez.
No Street, Gabriela Mazetto, Pâmela Rosa, Rayssa Leal (prata em Tóquio), Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler (prata nas Olimpíadas) estão confirmados. Gabi Mazetto será a única estreante do grupo.
Na edição passada, Kelvin Hoefler foi o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha no skate, esporte estreante nos Jogos. Além dele, Rayssa Leal e Pedro Barros também foram medalhistas.
Os Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em todos os dias, de 24 de julho a 11 de agosto, e em diversos horários. Muitas modalidades terão transmissão da TV Globo e de plataformas de streaming, especialmente de jogos com a participação de atletas da seleção brasileira.
Veja como assistir: