Copa: É a primeira vez na história que o evento acontece em outro período do ano (Arnd Wiegmann/Reuters)
Laura Pancini
Publicado em 17 de novembro de 2022 às 16h34.
Última atualização em 17 de novembro de 2022 às 20h41.
Faltam apenas alguns dias para a Copa do Mundo do Catar, e a espera para o evento não foi pouca. Além dos quatro anos que já são tradição, o público teve de aguardar mais alguns meses para o início das partidas graças ao calor extremo que ocorre no país anfitrião entre junho e julho, quando o Mundial normalmente acontece.
É a primeira vez na história que o evento acontece em outro período do ano, o que deve ser uma exceção. A Fifa já cogitou diminuir os quatro anos de espera entre as copas, por exemplo, mas não seguiu com o plano por uma série de motivos. Veja os principais:
Menos tempo entre as copas significa mais faturamento, mas também significa alto investimento – um risco que pode acabar sendo não tão lucrativo assim. Foi isso que fez com que Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, desistisse da ideia de ter uma copa a cada dois anos.
Outro ponto é que esperar quatro anos por uma Copa do Mundo é muito mais emocionante do que assistir uma a cada dois. Um público desanimado implica em uma menor venda de produtos ou ingressos; menor turismo no país anfitrião e pode desestimular as seleções na hora dos jogos.
Mas o principal motivo para a Copa acontecer de quatro em quatro anos é para não coincidir com os Jogos Olímpicos, cuja próxima edição acontece em Paris em 2024. A competição mundial, tão importante quanto a Copa, poderia ofuscar o sucesso do evento futebolístico.
LEIA TAMBÉM: