Olimpíadas de 2024: veja o resumo do dia (Jerome BROUILLET/AFP Photo)
Repórter de POP
Publicado em 29 de julho de 2024 às 18h12.
Última atualização em 29 de julho de 2024 às 18h29.
O Brasil segue forte nas competições dos Jogos Olímpicos de Paris. O país foi destaque no surfe, no boxe e no vôlei feminino — que teve sua estreia nesta segunda-feira, 29. O maior destaque do dia foi para Gabriel Medina, que fez história nas Olimpíadas na disputa pela vaga nas quartas de final. O surfista cravou a maior nota da competição e vingou sua eliminação dos Jogos de Tóquio, feita pelo mesmo adversário, o japonês Kanoa Igarashi.
No vôlei, as meninas levaram uma vitória unânime contra o Quênia por 3 sets a 0. A equipe de José Roberto Guimarães, segunda colocada no ranking mundial, não deu chances para surpresa na Arena 1 Paris Sul, na capital francesa. E no boxe, o sonho segue vivo com Bia Ferreira na disputa pela medalha de ouro. A brasileira venceu por unanimidade contra a americana Jajaira Gonzalez e está classificada para as quartas de final.
Com o saldo de hoje, o Brasil segue em 15º no quadro de medalhas das Olimpíadas de Paris
A seleção brasileira feminina de vôlei iniciou nesta segunda-feira, 29, de forma avassaladora sua trajetória nos Jogos Olímpicos de Paris, no qual é uma das favoritas ao ouro, com uma vitória contundente sobre o Quênia por 3 sets a 0 (25-14, 25-13 e 25-12).
A equipe de José Roberto Guimarães, segunda colocada no ranking mundial, não deu chances para surpresa na Arena 1 Paris Sul, na capital francesa, contra um adversário que está 18 posições abaixo na classificação da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
O surfista brasileiro Gabriel Medina conquistou nesta segunda-feira, 29, a vaga nas quartas de final no surfe das Olimpíadas de Paris de 2024. O craque do Brasil entrou nas águas de Teahupo'o, na ilha do Taiti, contra o japonês Kanoa Igarashi, para quem perdeu a medalha na semifinal dos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Em clima de "revanche", Medina chegou a Teahupo'o disposto a conquistar a vaga que perdeu nas últimas Olimpíadas para Igarashi. Medina dominou a bateria em todas as notas. Na primeira, o brasileiro fechou com a histórica nota de 9.90 — acima da conquista de Igarashi nas Olimpíadas de Tóquio e a maior nota do evento —, após sair de um tubo.
João Chianca também avançou para as quartas de final do surfe, junto de Medina. O brasileiro teve as notas 9.30 e 8.80, encerrando a bateria com 18.10.
Lutando por uma vaga nas quartas de final do boxe, os brasileiros Bia Ferreira e Abner Teixeira entraram no ringue nesta segunda-feira, 29, com sede de medalha. Ferreira competiu na modalidade peso-leve, de até 60 kg, contra a estadunidense Jajaira Gonzalez; ao passo de Teixeira enfrentou o equatoriano Gerlon Congo na modalidade peso-pesado, de até 92 kg.
Bia fechou o terceiro round com controle absoluto da luta e terminou com vitória por decisão unânime. Abner, no entanto, perdeu por 3 a 2 e está de fora das Olimpíadas de Paris.
Na briga pela medalha de bronze, a judoca Rafaela Silva perdeu para sua rival Haruka Funakubo, nesta segunda-feira, 29. A brasileira foi desclassificada em sua luta por uma projeção de cabeça no tatame.
O confronto contra a Funakubo, considerada a sexta melhor do mundo no judô, ocorreu após Rafaela selar sua vitória por ippon contra a georgiana Eteri Liparteliani nesta manhã. Ambas foram até o golden score com duas penalidades cada uma — ou seja, quem levasse a próxima penalidade perderia.
Na disputa pelo pódio, o brasileiro Kelvin Hoefler não conquistou nenhuma medalha nesta segunda-feira, 29. Ele terminou na sexta colocação da modalidade. O japonês Yuto Horigome, no entanto, levou o ouro e se tornou bicampeão com a maior nota na história das Olimpíadas para o skate.
Hoefler fez 87.25 na primeira volta, sem erros. Na segunda tentativa sofreu uma queda e teve uma torção leve no tornozelo. Apesar de ter conseguido uma manobra com nota de 90.14 e outra de 92.88, foi dominado pelos japoneses.
As brasileiras Beatriz Haddad Maia e Luisa Stefani venceram nesta segunda-feira as chinesas Yuan Yue e Zhang Shuai, por 2 sets a 0, na primeira rodada do torneio de duplas femininas do tênis nos Jogos Olimpicos de Paris.
Com um duplo 6-4, a dupla brasileira precisou de 1 hora e 37 minutos para se classificar à segunda rodada, fase em que enfrentarão as vencedoras do confronto entre as britânicas Katie Boulter e Heather Watson e as alemãs Angelique Kerber e Laura Siegemund, que jogam na terça-feira.
Apesar de ter ganhado na dupla, Bia Haddad foi derrotada nesta segunda-feira pela eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, por 2 sets a 0, no complexo de Roland Garros, eliminação que deixa o Brasil sem nenhuma representante na sequência do torneio de simples do tênis feminino dos Jogos Olímpicos de Paris. Com um duplo 6-4, Schmiedlova, número 67 no ranking da WTA, sacramentou a vitória na segunda rodada em 1 hora e 53 minutos de partida com oscilações de ambas as tenistas.
Os Jogos Olímpicos de Paris terão disputas em todos os dias, de 24 de julho a 11 de agosto, e em diversos horários. Muitas modalidades terão transmissão da TV Globo e de plataformas de streaming, especialmente de jogos com a participação de atletas da seleção brasileira.
Veja como assistir:
A CazéTV, no YouTube, está transmitindo uma série de modalidades durante todos os dias. Além disso, é possível acompanhar pela Globo, na TV aberta.
(Com agência EFE)