Esporte

Michael Schumacher: o que se sabe sobre o estado de saúde do ex-piloto

A família preferiu blindar o ex-piloto para que notícias sobre seu tratamento não fossem divulgadas

Michael Schumacher: ex-piloto sofreu um acidente grave em 2013.  (Said Jan/AFP)

Michael Schumacher: ex-piloto sofreu um acidente grave em 2013. (Said Jan/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 7 de julho de 2023 às 12h17.

Última atualização em 11 de julho de 2023 às 10h40.

Michael Schumacher completou 54 anos em janeiro deste ano. Considerado um dos maiores pilotos da história da Fórmula 1, o alemão atualmente se recupera de acidente ocorrido em 2013, enquanto esquiava com a família em Meribel, nos Alpes Franceses.

Schumacher descia uma montanha de esqui quando bateu forte a cabeça ao cair. A família preferiu blindar o piloto para que notícias sobre seu tratamento não fossem divulgadas, devido a isso, pouco se sabe sobre seu estado de saúde nesses dez anos.

Entrevista polêmica

A família de Michael Schumacher apresentou uma queixa em abril deste ano contra a revista alemã Die Aktuelle, que publicou uma entrevista falsa com o lendário piloto alemão de Fórmula 1, realizada com Inteligência Artificial (IA). A revista afirmou que tinha uma entrevista com Michael Schumacher, a primeira desde o acidente de esqui no final de 2013 nos Alpes franceses, que resultou em uma grave lesão na cabeça do piloto.

Schumacher deu entrevista?

Em abril deste ano, a revista publicou a "entrevista" para depois informar que havia sido gerada por Inteligência Artificial. O artigo continha citações atribuídas a Schumacher, evocando sua vida familiar desde o acidente e seu estado de saúde.

Processo contra a publicação

A família de Schumacher, de 54 anos, protege zelosamente a privacidade do ex-campeão, que não é visto em público desde o acidente. Quase nenhuma informação vazou sobre seu estado de saúde.

Campeão com mais títulos da história da Fórmula 1, com sete coroas, empatado com Lewis Hamilton, que lhe sucedeu na Mercedes, Schumacher deixou o hospital seis meses após o acidente e foi colocado em um leito médico na residência de sua família na Suíça, em Gland (cantão de Vaud).

Ainda estava lá no final de 2021, quando foi lançado um documentário da Netflix.

"O que é privado é privado, como ele sempre disse", declarou sua esposa, Corinna Schumacher, neste documentário. "Michael sempre nos protegeu, e agora protegemos Michael", acrescentou.

Seu filho, Mick, de 24 anos, também piloto de F1, é atualmente piloto reserva da Mercedes, equipe onde seu pai encerrou a carreira em outubro de 2012.

Acompanhe tudo sobre:Fórmula 1

Mais de Esporte

Marta é campeã com Orlando Pride na liga feminina de futebol nos EUA

Leila Pereira é reeleita presidente do Palmeiras até 2027

Fórmula 1: Verstappen conquista 4° título consecutivo; Russell vence etapa

Jogos de hoje, domingo, 24 de novembro: onde assistir ao vivo e horários