Lionel Messi, um dos maiores atacantes da seleção da Argentina (Daniel Jayo/Getty Images)
Agência de notícias
Publicado em 21 de setembro de 2023 às 13h07.
Nove meses após a conquista da Copa do Mundo com a Argentina, Messi agora vive outra fase da carreira jogando no Inter Miami, nos Estados Unidos. Em participação em programa transmitido pela internet, o craque falou sobre seu futuro com a seleção, e deixou claro que seu objetivo é chegar bem na próxima Copa América, que será disputada no próximo ano, e disse que ainda não pensa em jogar o próximo Mundial.
— Ainda não penso nisso, está longe. Penso na Copa América, e quero chegar bem. E vai ser justamente aqui nos Estados Unidos. Vai ser lindo, já tivemos o Centenário aqui também. Perdemos a final, mas o processo foi lindo. Depois vou ver como vou estar. Os anos se passaram — contou o jogador.
Aos 36 anos, o início da trajetória pelo Inter Miami é animador: ele já balançou as redes 11 vezes em 12 partidas, e soma ainda quatro assistências com o novo clube. Mas a passagem anterior, nos dois anos que ficou no PSG, terminou de maneira conturbada, e ele chegou a ser alvo de protestos dos torcedores do clube. Messi desabafou sobre o período.
— Não foi como eu esperava. Foi marcante porque fui campeão do mundo lá, e tudo passa por alguma coisa. Fui um dos únicos jogadores campeões que não teve reconhecimento ali.
Perguntado sobre os próximos passos da carreira, o jogador falou que ainda não sabe o que vai fazer após pendurar as chuteiras, mas demonstrou vontade de seguir no esporte.
— O futebol é um trabalho, e tenho a sorte de fazer um trabalho que me encanta. Tenho responsabilidades e objetivos, mas não deixa de ser algo que me dá prazer em fazer. O que vou fazer depois? Não sei. Gostaria de ser diretor esportivo, estar com os jovens, ensinar.
Na entrevista, Messi também falou sobre os momentos com a família. Ele explicou que ele e a mulher, Antonella, mantém uma rotina tranquila em Miami. O jogador faz as refeições com a família, e também consegue levar os três filhos, Thiago, Mateo e Ciro à escola quando os horários não batem com os treinamentos do Inter Miami. Segundo ele, a nova fase permite que ele viva momentos de "descomprimir" e vivenciar o futebol por outro lado. Ele também revela que não encerrou a "fábrica" de bebês, e que gostaria de ter uma menina.
— Acredito que sou um bom pai. Tento passar para os meus filhos os valores que me foram ensinados desde pequeno. Sempre digo que sou do jeito que sou pelo que aprendi quando criança, e também pelo que aprendi no clube [Barcelona] — avalia.