Esporte

Libertadores 2025: Flamengo tem 50% de chance de encarar times da Argentina nas oitavas

Probabilidade de confronto contra clube brasileiro na próxima fase é de 37,5%

Libertadores: probabilidade do Flamengo enfrentar times argentinos e brasileiros nas oitavas (Ruano Carneiro/Getty Images)

Libertadores: probabilidade do Flamengo enfrentar times argentinos e brasileiros nas oitavas (Ruano Carneiro/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 30 de maio de 2025 às 13h37.

A Conmebol Libertadores definiu na quinta-feira, 29, os times classificados para as oitavas de final. O Flamengo avançou em segundo lugar em seu grupo pelo terceiro ano consecutivo. No sorteio da próxima segunda-feira, 2, o clube carioca terá 50% de chance de enfrentar uma equipe argentina que estão no pote 1, formado pelos líderes de cada grupo: Estudiantes, River Plate, Racing e Vélez Sarsfield.

Os confrontos da fase eliminatória acontecerão nas semanas dos dias 13 e 20 de agosto, com o Flamengo jogando a segunda partida fora de casa.

O único adversário que o Flamengo não venceu na fase de grupos foi o Central Córdoba, time argentino que terminou com a mesma pontuação do Rubro-Negro, 11 pontos, mas foi eliminado pelo saldo de gols. O Flamengo perdeu o jogo em casa por 2 a 1 e empatou em 1 a 1 fora.

Nos últimos mata-matas, o Flamengo obteve resultados positivos contra times argentinos. Foi campeão contra o River Plate em 2019, venceu o Vélez na semifinal de 2022 e eliminou o Defensa y Justicia nas oitavas de 2021. Em 2020, contudo, foi eliminado pelo Racing nos pênaltis também nas oitavas.

Possibilidade de clássico nacional nas oitavas

A chance de o Flamengo ser sorteado contra um clube brasileiro na próxima fase é de 37,5%. Estão no pote 1 os brasileiros Palmeiras, São Paulo e Internacional. A última vez que o Flamengo enfrentou um time do país nas oitavas foi em 2018, quando foi eliminado pelo Cruzeiro. Em outras fases recentes, o clube venceu o Internacional e Grêmio em 2019, e superou Corinthians e Athletico-PR em 2022, ano em que conquistou o título sobre o Furacão. Em 2021, o time foi vice-campeão após perder a final para o Palmeiras.

Além das equipes brasileiras e argentinas, o único outro clube no pote 1 é a LDU, do Equador, que esteve no grupo do Flamengo. O time equatoriano não venceu nenhum dos dois jogos contra o Rubro-Negro, empatando em 0 a 0 fora e perdendo por 2 a 0 no Maracanã.

Os principais adversários que eliminaram o Flamengo em edições anteriores não estarão disponíveis para um confronto direto nas oitavas. O Peñarol, do Uruguai, que eliminou o clube nas quartas de 2024, classificou-se em segundo lugar e só poderá enfrentar o Flamengo em fases posteriores. O Olimpia, do Paraguai, que eliminou o Rubro-Negro nas oitavas em 2023, ficou em último no grupo e não avançou nem para a Copa Sul-Americana.

Acompanhe tudo sobre:FlamengoFutebolCopa Libertadores da América

Mais de Esporte

Suspenso, Cristiano Ronaldo celebra vaga de Portugal na Copa de 2026

Sinner vence Alcaraz na maior rivalidade hoje do esporte individual

Favorita na competição, Rayssa Leal é pentacampeã no STU Pro Tour Rio

Brasil conquista vitória inédita na Copa do Mundo de Esqui Alpino