Fonseca vem ganhado destaque no circuito mundial (Redes Sociais/Reprodução)
Redatora
Publicado em 28 de outubro de 2025 às 22h46.
O tenista brasileiro João Fonseca ganhou de virada do canadense Denis Shapovalov em sua estreia no Masters de Paris, último evento da série ATP Masters 1000.
A vitória veio menos de 48h após Fonseca conquistar o título do ATP 500 de Basileia, seu troféu mais importante até agora. A conquista colocou o brasileiro na 28ª posição do ranking dos melhores tenistas do mundo.
Apenas Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray também entraram no top-30 com 19 anos. Nem o maior campeão de Roland Garros, Rafael Nadal, conseguiu.
O tênis masculino é organizado em um circuito que envolve competições com diferentes premiações e pontuações para o ranking mundial.
Os torneios mais importantes são:
São os quatro eventos anuais mais importantes do tênis: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. Esses torneios garantem 2.000 pontos ao campeão, a maior pontuação do circuito.
Depois dos Grand Slams, são os torneios mais importantes, oferecendo 1000 pontos aos campeões. Esse circuito reúne nove competições: Indian Wells, Miami, Montecarlo, Madrid, Roma, Canadá, Cincinnati, Xangai e Paris.
Como o nome já diz, esses ATPs oferecem 500 pontos aos vencedores, como é o caso do Rio Open, o principal torneio da América Latina, e o da Basileia, vencido por Fonseca.
Oferecem as menores pontuações, mas são essenciais para os jogadores subirem no ranking e ganhar "casca" no circuito. João Fonseca foi o último vencedor do ATP 250 de Buenos Aires.
É a competição que encerra a temporada e reúne os oito melhores jogadores da temporada. Diferente dos outros torneios, a pontuação varia de acordo com o desempenho do atleta e pode checar a 1500 pontos.
O ranking mundial considera os pontos dos últimos 12 meses dos atletas na ATP Tour e é atualizado semanalmente.Agora, João Fonseca enfrenta pela primeira vez o russo Karen Khachanov, número 14 do mundo, na próxima quinta-feira, 30, às 16h10 do horário de Brasília.