Esporte

Hugo Calderano é impedido de entrar nos Estados Unidos; entenda

Brasileiro foi afastado do principal torneio de tênis de mesa em solo americano, que será disputado em Las Vegas a partir desta sexta, 4

Hugo Calderano: brasileiro vive uma das melhores fases de sua carreira, mas é impedido de disputar torneio (Reprodução)

Hugo Calderano: brasileiro vive uma das melhores fases de sua carreira, mas é impedido de disputar torneio (Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 3 de julho de 2025 às 15h43.

Última atualização em 3 de julho de 2025 às 16h01.

O brasileiro Hugo Calderano, número 3 do ranking mundial de tênis de mesa, não poderá competir no Grand Smash de Las Vegas, um dos principais torneios da modalidade, que tem início nesta sexta-feira, 4.

A razão para sua ausência no evento está diretamente ligada a uma viagem do atleta a Cuba em 2023, quando ele participou do Campeonato Pan-Americano.

Como cidadão português, Hugo precisava preencher o formulário ESTA (Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem) para conseguir entrar nos Estados Unidos sem visto.

No entanto, a visita do atleta a Cuba foi um obstáculo.

De acordo com a Lei de Melhoria do Programa de Isenção de Visto e Prevenção de Viagens Terroristas de 2015, qualquer pessoa que tenha visitado Cuba após 2021 não pode utilizar o ESTA para acessar o território americano sem visto.

Hugo preencheu o formulário mas, após um longo tempo de espera pela confirmação das autoridades americanas, foi informado de que ele não poderia mais utilizar a isenção de visto devido a sua viagem a Cuba.

A assessoria de Hugo confirmou ao GE que, mesmo após a notificação, o atleta tentou, sem sucesso, obter um visto regular de emergência.

Ele procurou a Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), mas não obteve uma entrevista consular a tempo de embarcar para o torneio.

O Grand Smash é considerado um dos principais torneios do Circuito Mundial de Tênis de Mesa, com apenas quatro edições de nível Grand Slam por ano. Esta seria a segunda edição de 2025, sendo que a primeira, realizada em janeiro, quando Hugo Calderano foi eliminado nas oitavas de final.

"Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos," afirmou o atleta, lamentando a situação.

Calderano vive uma das melhores fases de sua carreira. Em 2024, ele ficou na quarta posição nas Olimpíadas de Paris e, em 2025, obteve três resultados notáveis, como a vitória na Copa do Mundo e a medalha de prata no Campeonato Mundial. Ele também foi campeão do WTT da Eslovênia, evento importante para o ranking mundial.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEstados Unidos (EUA)

Mais de Esporte

Lutador brasileiro Godofredo Pepey morre em prisão nos EUA

'O pior dia da minha vida', diz Bortoleto após abandonar GP do Brasil

GP de São Paulo recebe mais de 300 mil pessoas e bate recorde de público

GP de São Paulo de F1: Lando Norris vence corrida em Interlagos