Esporte

Holandesa Sifan Hassan vence a maratona feminina em Paris com novo recorde olímpico

Atleta ultrapassou a marca de Londres 2012 ao terminar a prova em 2h22min55s

A medalhista de ouro da Holanda, Sifan Hassan, comemora após cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na maratona feminina do evento de atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Andrej ISAKOVIC/AFP)

A medalhista de ouro da Holanda, Sifan Hassan, comemora após cruzar a linha de chegada em primeiro lugar na maratona feminina do evento de atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 (Andrej ISAKOVIC/AFP)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 11 de agosto de 2024 às 08h51.

Última atualização em 11 de agosto de 2024 às 08h58.

Tudo sobreOlimpíadas 2024
Saiba mais

A etíope naturalizada holandesa Sifan Hassan, conquistou neste domingo, 11, a medalha de ouro na maratona feminina dos Jogos Olímpicos de Paris, com direito ao estabelecimento de um novo recorde olímpico, ao concluir a prova em 2h22min55s.

A atleta nunca se esquecerá dos Jogos de Paris. Ela chegou à capital francesa com o objetivo de defender seus títulos olímpicos nos 5.000 e 10.000 metros, acrescentando a essas provas a maratona em busca do triplete, como fez há 72 anos o tcheco Emil Zatopek, que conquistou os três ouros em Helsinque, em 1952.

Apesar de não ter conseguido as três medalhas de ouro, a holandesa subiu ao pódio nas três modalidades. Bronze nos 5.000 e 10.000 metros, ela teve 34 horas para se preparara desde a última corrida na pista de atletismo do Stade de France até fazer história no asfalto de Paris.

Olimpíadas de Paris 2024: veja horário e onde assistir aos esportes desde domingo, 11 de agosto

Como foi a prova

Hassan, de 31 anos, manteve todo o momento a cabeça na corrida, com um ritmo constante que não deu pistas sobre sua estratégia ou cansaço, uma incógnita após uma semana de muito desgaste.

No momento decisivo, após o quilômetro 30, só restaram cinco atletas na briga por medalha: ela, as etíopes Tigst Assefa -atual recordista mundial da maratona, com 2h11min53s - e Amane Beriso Shankule e as quenianas Sharon Lokedi e Hellen Obiri, já que a japonesa Yuka Suzuki não aguentou a partir desse momento.

Ao cruzar a linha de chegada, Hassan quebrou o recorde olímpico da etíope Tiki Gelana, de 2h23min07s, estabelecido em 5 de agosto de 2012, em Londres. A prata ficou com Tigst Assefa, que chegou três segundos depois, enquanto Hellen Obiri fez a melhor marca pessoal, 2h23min10s, e ganhou o bronze.

Com o ouro na maratona, Sifan Hassan se despede de Paris com três medalhas, o mesmo número que conquistou em Tóquio, onde conquistou os ouros nos 5.000 e 10.000 metros e o bronze nos 1.500 metros.

Acompanhe tudo sobre:Olimpíadas 2024FrançaHolandaEsportes

Mais de Esporte

Quem é Jorge Jesus, favorito da CBF para substituir Dorival Júnior como técnico da seleção?

Após título, vaquinha do Corinthians atinge valor recorde de arrecadação

Por que Daniel Alves foi absolvido em caso de estupro? Entenda a decisão da Justiça espanhola

Após fracasso nas Eliminatórias, CBF demite Dorival Júnior da seleção; veja quem deve substituí-lo