GP do Brasil de Fórmula 1: corrida ocorrem em novembro, em São Paulo (Gongora/Getty Images)
Repórter da Home
Publicado em 3 de novembro de 2023 às 13h49.
Última atualização em 3 de novembro de 2023 às 13h58.
Neste domingo, 5, o Grande Prêmio de Fórmula 1 chega à 20ª etapa da temporada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Nesta fase, a grande estrela é o holandês Max Verstapen, que também é atualmente o grande favorito a vencer a prova.
Os treinos começam nesta sexta-feira, 3, e ocorrem também no sábado 4. No último grid, o francês Charles Leclerc ganhou a pole position, mas o vencedor foi Verstappen, seguido de seu companheiro Sergio Perez.
Embora atmosfera seja de animação e boas expectativas para esta etapa, o clima em São Paulo pode surpreender aqueles que forem ao Autódromo. A partir de hoje, o tempo pode ter uma mudança intensa e impactar o desenrolar do GP de F1.
Para a tarde de hoje, haverão temperaturas elevadas e máxima de 33ºC e mínima de 18ºC. Mas, a partir do fim da tarde, a probabilidade de chuva é de 40%, com previsão de fortes pancadas, segundo informações do site Climatempo.
No sábado, quando ocorre o treino classificatório para a disputa de domingo e a corrida mais curta, a máxima deve chegar a 27ºC e a mínima em 13ºC. O dia promete um clima mais estável e tempetauras amenas, c0m probabilidade de chuva em 20%.
Já no domingo, dia da decisão, o tempo deve continuar nas condições de sábado, com ar seco, porém com queda na temperatura. A máxima deve chegar a 23ºC e a mínima em 15ºC, segundo a previsão divulgada pela Fórmula 1.Apesar da meteorologia apontar mau tempo apenas para sexta, os pilotos que participarão do GP de São Paulo afirmaram estarem preparados para qualquer imprevisto no final de semana.
"O clima está mudando e acho que isso torna tudo um pouco mais especial. Parece que vai estar seco no domingo, mas nunca se sabe", declarou o holandês Max Verstappen, da Red Bull.
Já Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, está confiante que o tempo instável possa favorecê-lo nas corridas, especialmente nas pistas de Interlagos. "Tenho muitas lembranças boas daqui sempre. O GP realmente oferece boas corridas e fins de semana imprevisíveis também, às vezes graças ao clima".
Diferentemente dos treinos, transmitidos somente nos canais por assinatura (seja BandSports ou F1 TV, serviço de streaming que custa US$ 5,19 por mês ou US$ 39,99 por ano pela cobertura ao vivo), a classificação e a corrida serão transmitidos pela TV aberta, na Band.