Giullia Penalber na disputa pelo bronze nos Jogos Olímpicos de Paris (Luiza Moraes/COB/Divulgação)
Repórter
Publicado em 9 de agosto de 2024 às 16h39.
Única representante do Brasil no wrestling nos Jogos Olímpicos de Paris, a carioca Giullia Penalber foi derrotada pela chinesa Hong Kexin e perdeu a medalha de bronze na luta final de repescagem.
O Brasil nunca conquistou uma medalha olímpica na modalidade. O melhor resultado até então havia sido um 8º lugar de Rosângela Conceição nos Jogos de Pequim, em 2008.
Nesta sexta-feira, 9, a lutadora avançou à disputa direta pela medalha após derrotar a alemã Sandra Paruszewski por 7 pontos a 0, já na chave de repescagem da categoria ate 57 kg para mulheres.
A brasileira iniciou a jornada olímpica nesta quinta-feira, 8, com vitória por imobilização nas oitavas de final sobre Rckaela Maree Ramos Aquino, de Guam. Em seguida, Giullia enfrentou Anastasia Nichita, da Moldávia. A rival conseguiu derrubar a brasileira, e venceu o duelo por 5 a 0, avançando à semifinal.
No wrestling, o atleta que perde nas quarta de final pode avançar automaticamente para a repescagem caso o adversário que o derrotou chegue à final. Esse foi exatamente o caso de Giullia. Nichita vai disputar o ouro contra um adversária do Japão, após derrotar Hong Kexin na semi. Desse modo, Giullia foi puxada para a chave de repescagem, e ganhou uma vaga para lutar pela medalha de bronze.