Esporte

Fifa the Best 2024: Marta vence prêmio que leva seu nome com gol mais bonito da temporada

Tento premiado foi feito no jogo do Brasil contra a Jamaica, do qual a seleção brasileira saiu vitoriosa por 4 a 0

The Best: Marta recebe prêmio feito em homenagem a ela (Sam Robles/ CBF/Divulgação)

The Best: Marta recebe prêmio feito em homenagem a ela (Sam Robles/ CBF/Divulgação)

Luiza Vilela
Luiza Vilela

Repórter de POP

Publicado em 17 de dezembro de 2024 às 15h44.

Última atualização em 17 de dezembro de 2024 às 15h46.

Tudo sobreFifa
Saiba mais

Que Marta é a maior artilheira da seleção brasileira, todo mundo já sabe. Mas agora ela tem um prêmio — com o nome dela, inclusive — que elege o gol mais bonito da temporada 2023/24 para provar isso: o Prêmio Marta do The Best, concedido a ela pela Fifa nesta terça-feira, 17.

O tento premiado foi feito no jogo do Brasil contra a Jamaica, do qual a seleção brasileira saiu vitoriosa por 4 a 0. Marta marcou o gol na linha da grande área, no ângulo esquerdo.

O troféu, uma versão feminina do Prêmio Puskas, foi feito em homenagem a ela: foi a primeira esportista a receber uma homenagem como essa em vida. Antes do Prêmio Marta, homens e mulheres competiam juntos. Desde 2009, no entanto, todos os vencedores foram masculinos.

"Estou muito feliz com o resultado, de poder competir com tantas craques. Essa temporada e os gols dela foram maravilhosos. Foi incrível também receber um prêmio que tem o meu nome", disse a jogadora na premiação.

Veja o gol premiado de Marta no The Best

yt thumbnail

A maior do mundo

A maior artilheira da seleção brasileira, Marta, tem em sua trajetória uma série de recordes dentro do futebol: já foi seis vezes considerada a melhor jogadora do mundo, fez a maior quantidade de gols em Copas (17) e marcou 119 gols em 181 jogos. Sem dúvidas, está na marcada história do futebol feminino mundial.

Até hoje é a maior vencedora entre as melhores jogadoras do mundo, tendo ganhado em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018.

The Best

O The Best é uma premiação anual organizada pela Fifa desde 2001, que reconhece os melhores jogadores e jogadoras de futebol. A edição mais recente ocorreu na Aspire Academy, em Doha, no Catar.

Para escolher os vencedores, a Fifa monta uma lista de 10 finalistas em cada categoria, com base na avaliação de um comitê técnico. A votação final é realizada por jornalistas, capitães e treinadores das seleções nacionais, além do público, por meio de uma votação online. Cada um desses grupos tem o mesmo peso de 25% na pontuação final. O período analisado para esta edição da premiação vai de 21 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024, abrangendo a temporada 2023/24.

Acompanhe tudo sobre:FifaFutebolFutebol femininoJogadores de futebol

Mais de Esporte

NFL na Espanha pode repetir sucesso de outros países, explicam especialistas

São Paulo desiste de candidatura à sede do Pan 2031 e vai apoiar Rio-Niterói

Léo Batista, locutor esportivo da Globo, é internado em estado grave