Esporte

FIFA: entenda como será o formato do novo Mundial de Clubes com 32 equipes

Este novo formato será parecido com uma Copa do Mundo, com uma sede própria e disputado de quatro em quatro anos

A ideia da FIFA é atrair a atenção dos clubes para a nova competição com uma boa recompensa em dinheiro e uma disputa de alto nível (KHALED DESOUKI/Getty Images)

A ideia da FIFA é atrair a atenção dos clubes para a nova competição com uma boa recompensa em dinheiro e uma disputa de alto nível (KHALED DESOUKI/Getty Images)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 14 de fevereiro de 2023 às 18h27.

Última atualização em 14 de fevereiro de 2023 às 18h28.

O Conselho da Fifa aprovou nesta terça-feira, 14, um novo formato para o Mundial de Clubes que será iniciado em 2025. Nesta nova competição, 32 times disputarão o torneio com vagas distribuídas pelos sete continentes.

A ideia da FIFA é atrair a atenção dos clubes para a nova competição com uma boa recompensa em dinheiro e uma disputa de alto nível. A entidade com um campeonato mais competitivo, poderia alcançar um lucro maior e conseguiria maiores patrocínios para a competição.

Este novo formato será parecido com uma Copa do Mundo, com uma sede própria e disputado de quatro em quatro anos. A Fifa definiu que as vagas serão de acordo com a distribuição definida pelas respectivas confederações dos países.

A entidade também confirmou que as próxima edição do Mundial de Clubes, que ainda será no formato atual com sete clubes, será na Arábia Saudita entre os dias 12 e 23 de dezembro.

Como será o formato do novo Mundial?

Nesta nova competição, 32 times disputarão o torneio com vagas distribuídas pelos sete continentes. Será parecido com uma Copa do Mundo, com uma sede própria e disputado de quatro em quatro anos

Veja como serão distribuídas as vagas

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte e Central): 4
  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede do torneio: 1

Os brasileiros vão participar?

Seja em 2022 ou 2023, o futebol brasileiro poderá ser representado em dose dupla na nova competição. Mesmo sem os critérios de classificação definidos pela Conmebol, Flamengo e Palmeiras foram os dois últimos campeões da Libertadores da América e estariam próximos de disputar a competição.

Acompanhe tudo sobre:FifaFutebol

Mais de Esporte

Os planos da dona do Botafogo para entrar na bolsa de valores de NY

Fluminense x Fortaleza: onde assistir e horário pelo Brasileirão

Jogos de sexta-feira, 22: onde assistir ao vivo e horários

Jogos de quinta-feira, 21: onde assistir ao vivo e horários