Esporte

Felipe Massa e o escândalo da F1 em 2008: entenda o caso

A discussão sobre o escândalo do Singapuragate voltou ao centro do debate da F1 nos últimos dias após o ex-chefe da categoria revelar que soube da batida proposital de Nelson Piquet Jr no GP de Singapura na época

Felipe Massa: brasileiro promete tentar título de 2008 na justiça (Mark Thompson/Getty Images/Getty Images)

Felipe Massa: brasileiro promete tentar título de 2008 na justiça (Mark Thompson/Getty Images/Getty Images)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 6 de abril de 2023 às 13h32.

Última atualização em 6 de abril de 2023 às 14h02.

O Brasil pode ganhar um título da Fórmula 1, mas isso se dará por um processo na justiça. O ex-piloto Felipe Massa afirmou que pretende entrar com ações legais para garantir o título de 2008, conquistado por Lewis Hamilton por apenas um ponto de diferença em relação ao piloto da Ferrari na época.

A discussão sobre o escândalo do Singapuragate voltou ao centro do debate da F1 nos últimos dias após o ex-chefe da categoria revelar que soube da batida proposital de Nelson Piquet Jr no GP de Singapura na época. A ação, proibida pelo regulamento da competição, deveria causar a anulação da prova. Se a corrida fosse anulada na época, Massa seria campeão daquele ano.

"Decidimos não fazer nada, queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um escândalo. Havia uma regra que dizia que a posição de um campeão mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA. Assim, Hamilton recebeu a taça e tudo ficou bem. Mas tínhamos informações suficientes naquele momento para investigar o assunto. Segundo o regulamento, devíamos ter anulado a corrida em Singapura por essas condições", disse no último domingo, 2.

Bernie, hoje afastado das operações da F1, afirmou também, que por essa situação, considera que apenas Michael Schumacher é heptacampeão da categoria. 

"Isso significa que não haveria repercussão à classificação do Mundial. Felipe Massa se tornaria campeão mundial, e não Lewis Hamilton. Hoje me solidarizo com Massa, sinto muito por ele. Afinal, ele ganhou a corrida em casa, em São Paulo, mas foi enganado e não levou o título que Merecia. Hoje eu teria feito as coisas de outra forma. Por isso para mim, Michael Schumacher segue sendo o único campeão mundial recordista, mesmo que as estatísticas digam o contrário".

Após as declarações do ex-chefão, Massa prometeu analisar como pode contestar o resultado da corrida para ser declarado campeão de 2008.

O que aconteceu em 2008 na F1?

Na temporada de 2008, Felipe Massa, da Ferrari, disputava o título de campeão mundial com o Lewis Hamilton, da McLaren, ponto a ponto. Os dois chegaram ao GP de Singapura com apenas um ponto de diferença na tabela.

A corrida era liderada por Felipe Massa até a batida proposital de Piquet Jr. O safety car foi acionado e após o brasileiro ser liberado antes da hora dos boxes pela Ferrari, ele despencou da classificação e não pontuou na prova. 

Após o GP de Singapura, outras três corridas foram disputadas até o fim do campeonato. No Brasil, última prova do ano, Massa venceu, mas viu Hamilton conseguir o quinto lugar no apagar das luzes em ultrapassagem sob Timo Glock na volta final. 

Como foi a batida de Nelsinho Piquet

O escândalo foi revelado pela primeira vez pelo jornalista esportivo Reginaldo Leme, na transmissão do GP da Bélgica de 2009 na TV Globo. O piloto brasileiro Piquet Jr, da Renault na época, bateu propositalmente para acionar um safety car que beneficiaria Fernando Alonso, que venceu o circuito. A ordem foi dada pelo dirigente da escuderia Flavio Briatore e pelo diretor de engenharia Pat Symonds. Ambos foram demitidos após o caso ganhar repercussão. Symonds, porém, é diretor-técnico da F1 atualmente. Piquet denunciou o caso, mas nunca mais correu pela Fórmula 1. 

Felipe Massa poderá ser considerado campeão em 2008?

Caso o GP de Singapura seja realmente anulado, o brasileiro pode ser considerado campeão ou dividir o título com Hamilton.

Segundo Mariana Chamelette, especialista em direito desportivo, compliance e Integridade no esporte, afirma que os prazos para Massa contestar a corrida já transcorreram já muitos anos, mas que ele tem direito de questionar sob o argumento de que os fatos vieram a público apenas recentemente.

"O CAS é a Corte Arbitral do Esporte, podendo ser levadas a questões relacionadas ao esporte, apenas se as partes tiverem acordado dessa forma. Uma vez que o Estatuto da FIA restringe a atuação do CAS em casos julgados pelo seu comitê disciplinar antidopagem, a Corte Arbitral não possui jurisdição sobre o caso", garante Chamelette.

O que Felipe Massa pretende fazer

O piloto brasileiro pretende avaliar as ações possíveis para anular o GP de Singapura para ser considerado campeão da categoria em 2008.

Acompanhe tudo sobre:Fórmula 1Felipe Massa

Mais de Esporte

Jogos de hoje, segunda-feira, 25: onde assistir ao vivo e horários

Marta é campeã com Orlando Pride na liga feminina de futebol nos EUA

Leila Pereira é reeleita presidente do Palmeiras até 2027