Esporte

Federação Espanhola anula cartão vermelho dado a Vini Jr

Desta forma o atacante pode enfrentar o Rayo Vallecano na próxima quarta-feira, 24

VALENCIA, SPAIN - MAY 21: Vinicius Junior of Real Madrid protest during the Spanish league, La Liga Santander, football match played between Valencia CF and Real Madrid at Mestalla stadium on May 21, 2023, in Valencia, Spain. (Photo By Ivan Terron/Europa Press via Getty Images) (Ivan Terron/Europa Press/Getty Images)

VALENCIA, SPAIN - MAY 21: Vinicius Junior of Real Madrid protest during the Spanish league, La Liga Santander, football match played between Valencia CF and Real Madrid at Mestalla stadium on May 21, 2023, in Valencia, Spain. (Photo By Ivan Terron/Europa Press via Getty Images) (Ivan Terron/Europa Press/Getty Images)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 23 de maio de 2023 às 20h06.

O Comitê de Competição da Federação de Futebol da Espanha decidiu tornar sem efeito o cartão vermelho dado ao brasileiro Vinicius Júnior na derrota do Real Madrid para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla no último domingo, 21, pelo Campeonato Espanhol. Desta forma o atacante pode enfrentar o Rayo Vallecano na próxima quarta-feira, 24.

Além disso, a entidade informou, através de um comunicado, que fechou por cinco jogos o setor do estádio Mestalla no qual estavam os torcedores que proferiram insultos racistas contra o jogador da seleção brasileira, a arquibancada Mario Kempes, e multou o Valencia em 45 mil euros.

O que aconteceu?

Vinicius Júnior foi vítima de mais uma ação racista em um estádio espanhol na tarde do último domingo. Durante a derrota do Real Madrid para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, casa dos adversários, Vini escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em confusão.

O lance que deu origem ao episódio aconteceu aos 29 da segunda etapa. Jogando em ambiente hostil, Vinicius Júnior tentou jogada pela esquerda quando uma segunda bola, que havia sido arremessada no gramado instantes antes, foi chutada por Eray Cömert, atleta do Valencia, de maneira proposital para interromper o lance. Naquele momento Vini se dirigiu para parte da torcida valencianista que estava localizada atrás do gol do time local e apontou para torcedores que o insultavam chamando-o de macaco.

O árbitro De Burgos Bengoetxea paralisou a partida e o sistema de som avisou que o confronto só seria retomado se as ofensas parassem. Vini sinalizou que estava bem para retornar, e o jogo prosseguiu após cerca de oito minutos de pausa, com a polícia comparecendo ao local das ofensas.

Nos acréscimos da partida, Vini se envolveu em uma confusão com o goleiro Giorgi Mamardashvili e, após ser contido pelo adversário Hugo Duro com uma gravata, acertou o rosto do atleta do Valencia ao tentar se desvencilhar. No fim, apenas o brasileiro foi punido, sendo expulso.

Acompanhe tudo sobre:RacismoJogadores de futebol

Mais de Esporte

Astro de Hollywood compra time da Colômbia e intensifica lista de famosos como proprietários

São Paulo x Cruzeiro: onde assistir ao vivo e horário do jogo pela Copinha

Fluminense x Maricá: onde assistir ao vivo e horário do jogo pelo Campeonato Carioca

Palmeiras x Noroeste: onde assistir ao vivo e horário do jogo pelo Paulistão